Notícia

EJUS e Cejusc promovem palestra sobre o uso das “Constelações Familiares” em soluções de conflitos
30/08/2018

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS), em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Santo Amaro, promoveu ontem (29), na Sala do Servidor do Fórum João Mendes Júnior, a palestra “Constelações Sistêmicas Familiares no Judiciário: Ferramenta de Apoio nos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos”. A juíza Cláudia Marina Maimone Spagnuolo e a psicóloga Nádia Cristina de Oliveira foram as palestrantes.

Cláudia Spagnuolo é juíza da Vara da Família, coordenadora do Cejusc de Santo Amaro e está à frente dos projetos “Paz Para Todos” e “Constelações a Serviço da Vida”. Nádia trabalha como psicóloga judiciária e é integrante da equipe técnica das Varas de Família dos fóruns de Jundiaí e Cajamar e coordena o projeto “Mediação a Serviço da Vida”, no Cejusc do Foro Regional de Santana. O encontro foi aberto pelo coordenador do Núcleo Permanente dos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJSP (Nupemec), desembargador José Carlos Ferreira Alves, que introduziu as palestrantes ao público.

A constelação familiar é uma técnica de psicoterapia desenvolvida e cientificamente comprovada pelo estudioso Bert Hellinger, que consiste em fazer com que as pessoas se posicionem umas perto das outras como se fosse uma constelação. De acordo com a postura corporal de cada um, o psicoterapeuta inicia um diálogo para descobrir e solucionar o problema. “A constelação traz uma abordagem sistêmica e descobre a causa oculta dos conflitos. As pessoas envolvidas conseguem entendê-lo melhor para solucioná-lo”, ressaltou Cláudia Spagnuolo.

Para a juíza, o uso de constelações familiares na conciliação é uma forma de promover o acesso à justiça e humanizar o Judiciário. Na cidade de São Paulo, a técnica foi adotada nos foros de Santo Amaro, Santana e Ipiranga. Também vem sendo utilizada em outras cidades interior, como Ribeirão Preto, Mogi das Cruzes e São Vicente. Ao todo, 16 Estados brasileiros já fazem este tipo de trabalho.

Por meio da constelação, pode ser evitado o ajuizamento de novos processos e solucionados conflitos de divórcio, guarda, pensão alimentícia, adoção, falência, violência doméstica e litígios das áreas empresarial, trabalhista e previdenciária.

Cláudia Spagnuolo comemora os resultados positivos: “A maioria das pessoas apresenta uma mudança de sentimento em relação ao conflito. As constelações estão dando resultado e estão sendo firmados acordos”.

Em sua fala, Nádia Oliveira explicou o funcionamento do método e fez, ao final, uma constelação com uma pessoa que assistia à palestra. “Ao utilizarmos a constelação não entramos tão profundamente na parte psicológica das pessoas, mas conseguimos mostrar, por exemplo, como o conflito vem de uma história repetida dentro da família.”

Após as exposições, as palestrantes responderam a perguntas do público e receberam um certificado pela participação no evento. Ao todo, 749 pessoas acompanharam a palestra nos modos presencial e a distância.

 

Comunicação Social TJSP – AS (texto) / KS (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP