Notícia

TJSP realiza campanha para cadastramento de doadores de medula óssea
12/09/2018

A chance de um paciente encontrar um doador de medula óssea compatível é de uma a cada 100 mil pessoas. A probabilidade de localização de um doador compatível aumenta quanto maior for o número de voluntários cadastrados.  Para diminuir tal distância e ajudar a salvar as vidas de quem tem o transplante como a única esperança de cura, o Tribunal de Justiça de São Paulo promoverá, no próximo dia 18, evento para o cadastramento de doadores. Para participar, os servidores devem se inscrever previamente no Portal da Ejus – “Sala de Alunos”. Já o público em geral pode enviar e-mail para caps@tjsp.jus.br e informar o nome completo, número de identificação (RG ou CPF) e telefone para contato. Qualquer pessoa com idade entre 18 e 54 anos e boa saúde pode se tornar um doador. Saiba mais aqui.

O evento acontecerá na Sala do Servidor do Fórum João Mendes Júnior, das 8 às 12 horas. No dia da ação, após as exposições e abertura de espaço para discussão dos temas com os participantes, os interessados em se tornarem doadores assinarão um termo de consentimento e farão a coleta de uma pequena amostra de sangue (5 ml) para testes de compatibilidade. Essas informações serão registradas em um banco de dados. Caso surja compatibilidade com algum paciente, o doador será consultado para decidir quanto ao procedimento. Com a confirmação, a pessoa é chamada para fazer exames complementares e o transplante é agendado.

O voluntário Reinaldo José Gonzalez Gomes realizará minipalestras sobre as dificuldades de pacientes que necessitam de transplante e as formas de doação. A campanha é uma realização da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS), em parceria com a Escola Judicial dos Servidores (EJUS), Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Associação de Medula Óssea (AMEO) e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Transplante de medula óssea – O procedimento pode tratar cerca de 80 tipos de doenças que afetam as células do sangue em diferentes estágios e faixas etárias. As mais frequentes são: linfoma, deficiência do sistema imunológico, anemias graves e leucemia (este último com maior incidência em crianças e adolescentes). Muitas pessoas confundem medula óssea (tecido que se localiza no interior dos ossos, onde são produzidos os componentes mais importantes do sangue, como os glóbulos brancos e vermelhos) com a medula espinhal (tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral) e têm medo de doar. Entretanto, o transplante trata-se da substituição de células doentes de medula óssea por células saudáveis e é um procedimento simples e seguro.

 

  Evento: Campanha de Doação de Medula Óssea

Dia: 18 de setembro

Horário: 8 às 12 horas

Local: “Sala do Servidor” - Fórum João Mendes Júnior - Praça João Mendes, s/n, 16º andar, sala 1629 – Centro, São Paulo-SP

Período de inscrição: 20 de agosto a 17 de setembro

Inscrições servidores: Portal do Ejus – “Sala de Alunos”

Inscrições público em geral: caps@tjsp.jus.br

Mais informações:

Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps)

E-mail: caps@tjsp.jus.br 

Telefone (11) 2171-7000 – ramal 7249

 

Comunicação Social TJSP – VV (texto) / JT (arte)

imprensatj@tjsp.jus.br