Notícia

EJUS promove palestra sobre violência de gênero contra crianças e adolescentes
24/10/2018

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS), em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça e Coordenadoria da Infância e da Juventude, promoveu videoconferência do Grupo de Trabalho sobre Violência Doméstica (GT-VID). Com o tema “Violência de gênero contra crianças e adolescentes”, a Sala do Servidor, localizada no Fórum João Mendes Júnior, recebeu o evento na tarde de terça-feira (23), e contou com espectadores presenciais e a distância, totalizando 691 participantes. O objetivo foi oferecer capacitação técnica aos psicólogos e assistentes sociais do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A responsável por mediar a palestra foi Lucia Helena Rodrigues Zanetta, psicóloga da Coordenadoria da Infância e Juventude. O palestrante foi Claudio Hortêncio Costa, que dentre suas atribuições possui 25 anos de experiência com o tema das medidas socioeducativas e violência contra crianças e adolescentes. Também participaram a psicóloga Fernanda Cazelli Buckeridge, da Vara da Região Leste 1 de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, e a assistente social Ilka Custodio de Oliveira, especialista em gerontologia, estudo dos fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais, pela Unifesp.

No decorrer da palestra diversos temas foram postos em pauta. Por exemplo, direitos fundamentais, com destaque para proteção integral/parental e o que o País oferece para crianças vítimas de violência. Claudio Hortêncio Costa ressaltou que “o processo judicial pode ser muito mais sofrido para a criança do que o abuso”, levando em consideração todas as etapas de um processo. Também foram ressaltadas questões como os casos que envolvem meninos serem menos notificados, por questões culturais do País, as meninas representarem número maior de violência física e os pais biológicos estarem envolvidos na maioria dos casos de violência doméstica.

Após os palestrantes desenvolverem os temas, foi aberto espaço para debate envolvendo os presentes e os que acompanharam o evento por transmissão online.

 

Comunicação Social TJSP - RN (texto) / KS (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP