Notícia

Palestra “Vícios e Virtudes sob a ótica da Neurociência”
07/06/2019

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS), em parceria com a Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS), promoveu na sexta-feira (7) o seminário "Vícios e Virtudes sob a Ótica da Neurociência", proferido pela neurocientista, professora, pesquisadora e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Carla Tieppo. O evento, realizado no Fórum João Mendes Júnior contou com 1186 inscritos em modo presencial e distância. Os desembargadores Antonio Carlos Mathias Coltro e Carlos Otávio Bandeira Lins, coordenadores da CAPS, participaram da mesa de abertura.

A palestra teve como objetivo explicar os variados vícios que temos em nosso dia a dia, como, por exemplo, o uso do celular, das redes sociais e comidas; e, através de um olhar científico, transformar esse comportamento vicioso em comportamentos virtuosos.

De acordo com ela, para essa mudança acontecer, é necessário usar as emoções a nosso favor. "É importante que nós monitoremos nosso próprio comportamento, para entendermos por que agimos de determinada maneira e optamos por um caminho em detrimento de outro", explicou.

Como exemplo, citou a relação do indivíduo com o trabalho. No lugar de comemorar a chegada da sexta-feira, ela diz: "encontre um proposito para o trabalho" - uma vez que ele pode proporcionar um prazer diário, e não apenas aos finais de semana. "Comemorar etapas traz um reforço emocional muito necessário ao nosso cotidiano", finalizou.

Ao final da exposição, a palestrante respondeu perguntas do público e recebeu certificado de participação entregue pelo desembargador Carlos Otávio Bandeira Lins.

 

Comunicação Social TJSP – JL (texto) / RL (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br