Notícia

Motivação do servidor público é tema de palestra no FJMJ
16/03/2020

A Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps), em parceria com a Escola Judicial dos Servidores (EJUS), promoveu, sexta-feira (13), a palestra "A motivação do servidor público e seus desafios", ministrada pelo professor Antônio Napole, formado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV e em Comunicação Social pela FAAP. Realizado na Sala do Servidor, no Fórum João Mendes Júnior, o encontro abordou, entre outros assuntos, características comportamentais individuais e coletivas, histórias de vida de servidores públicos e o que fazer para reencontrar a motivação. Ao todo, foram 1.200 inscritos nas modalidades presencial e a distância.

Na abertura do evento, o coordenador da Caps, desembargador Carlos Otávio Bandeira Lins, ressaltou que o palestrante é defensor da articulação entre o Estado e a sociedade civil, "uma ponte necessária", disse.

Antônio Napole iniciou sua fala perguntando sobre a origem da motivação de cada um e fez uma comparação entre a administração pública e o emprego privado. "No setor privado, em geral, mede-se o sucesso pelo resultado financeiro. No setor público, a medida do sucesso é o bem-estar do cidadão", afirmou. "Dessa forma, se o servidor deve cuidar de pessoas, o primeiro passo é o autoconhecimento. Em outras palavras, saber quem ele é, o que o motiva, quais são seus limites e suas potencialidades."

Ainda de acordo com o professor, motivação e sonhos estão relacionados. "O sonho é altruísta, faz com que queiramos o bem do outro, um mundo melhor, e isso é a essência do servidor público, que se coloca à disposição da sociedade para cuidar de gente e ajudar a construir um novo mundo", explicou. "Invistam em autoconhecimento, descubram a fonte da energia que os move, o que faz a vida ter sentido, porque assim será possível suportar as pressões do dia a dia", concluiu.

Prestigiando o evento, compareceu o também coordenador da CIJ, desembargador Antonio Carlos Malheiros, além de servidores públicos e demais interessados.

Em virtude de comunicado do Conselho Superior da Magistratura, as próximas palestras que seriam realizadas pela Caps foram suspensas em razão de medidas tomadas pelo TJSP para prevenir o contágio do coronavírus. 

 

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br