Notícia

TJSP promove palestra virtual “A visão em tempos de home office”
13/07/2020

O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou na sexta-feira (10), por meio da Coordenadoria de Apoio aos servidores (CAPS) e da Secretaria de Gestão de Pessoas, uma live com o tema "A visão em tempos de home office". A palestra foi ministrada pelo médico oftalmologista José Álvaro Pereira Gomes, professor do departamento de oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mais de 880 servidores participaram virtualmente do evento que contou ainda com o apoio da Escola Judicial de Servidores (Ejus).

O palestrante apresentou a estrutura detalhada do órgão, suas funções ópticas e discorreu sobre como a nova estrutura de trabalho em home office pode afetar nossa visão.  A palestra está disponível para acesso na página da Caps, na intranet do TJSP, assim como as demais palestras promovidas pelo setor.

Para o professor, em tempos de pandemia da Covid-19, temos permanecido muito mais tempo em frente ao computador, o que influencia bastante algumas das estruturas do olho e mecanismos da visão. O oftalmologista destacou três grupos principais de problemas visuais relacionados ao home office - o olho seco, a fototoxicidade e os erros de refração – sendo este último grupo  conhecido problemas mais comuns de visão, que são a miopia, hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia.

O palestrante destacou que dentre estes desvios da visão um dos problemas mais comuns vivenciados por pessoas em situação de home office é o chamado olho seco, causado geralmente por fatores ambientais, pelo uso de alguns medicamentos ou ainda por instabilidade ou deficiência na produção das glândulas lacrimais. Os primeiros sintomas do olho seco geralmente são vermelhidão, sensação de areia nos olhos e visão embaçada. "É muito importante o oftalmologista fazer o diagnostico correto. Hoje em dia, nós temos tecnologia para avaliar todos esses aspectos da superfície do olho e das glândulas para podermos tratar corretamente essa doença que está se tornando praticamente uma epidemia", explanou o médico.

Além destes problemas comuns, Pereira Gomes apresentou ainda dados relevantes relacionados à exposição das pessoas à luz visível: cerca 90% das pessoas entre 20 anos e 65 anos de idade, usam telas digitais diariamente; 60% passam mais de quatro horas em frente a uma tela digital e o uso médio de equipamentos é de quatro aparelhos por pessoa. "Todas as estruturas dos olhos podem ser afetadas por essa crescente exposição e podem levar a vários tipos de doenças, como na pele da pálpebra, na córnea ou na retina.

Ao concluir o webinar, o oftalmologista elencou algumas medidas preventivas para evitar o surgimento de problemas de visão. "Fazer pausas no dia a dia, a cada 20 minutos e sair da frente da tela do computador no momento de descanso, pois mesmo quando as pessoas relaxam na frente das telas, os olhos não param de trabalhar", afirmou. A segunda recomendação é que a tela deve estar um pouco abaixo da linha do olhar. José Álvaro Gomes lembrou também que existem lentes que permitem filtrar a luz azul-violeta e assim proteger mais a visão.

 

Comunicação Social TJSP – TM (texto) / Internet (foto ilustrativa)

imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP