Notícia

Caps realiza webinar “Como lidar com a ansiedade”
02/09/2020

A Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps) do Tribunal de Justiça de São Paulo realizou ontem (1), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e com a Escola Judicial dos Servidores (Ejus), o webinar "Como lidar com a ansiedade". A palestra foi ministrada pela psicóloga judiciária Nádia Oliveira, servidora do TJSP há 22 anos, consteladora familiar e especialista em Direito Sistêmico. Cerca de 1.070 participantes, entre magistrados e servidores, registraram presença virtual no evento que continua disponível intranet do TJSP, na página da Caps

"A ansiedade atinge 23% dos brasileiros e bate recordes de medicação. Um dos principais fatores que provocam a ansiedade é o excesso de pensamentos negativos e o mau uso da imaginação", iniciou a psicóloga, explicando que o objetivo principal da palestra é levar os ouvintes a aprenderem a identificar a ansiedade e, a partir disso, encontrar recursos internos transformadores.

A palestrante convidou os participantes a praticarem um exercício de respiração e relaxamento. Em seguida, esclareceu os efeitos fisiológicos e psicológicos da prática, que beneficia todos os órgãos e tecidos do corpo, proporcionando defesa ao sistema imunológico e aumentando notavelmente a energia.  

De acordo com Nadia Oliveira, a ansiedade pode ser explicada ainda como "a tensão entre o agora e o depois. Esse intervalo entre o agora e o depois é um vazio e a mente não tolera o vazio". Por isso, para não entrar em um estado de ansiedade, é preciso ficar no presente. Quando alguém se desliga do presente e coloca a mente em um estado futuro, o excitamento contido é experenciada como ansiedade. Assim, "se você estiver no agora e deixar que a energia flua de forma espontânea, então não poderá estar ansioso. Se estiver no agora, terá segurança", apontou a psicóloga.

Para concluir, a palestrante ressaltou que, mesmo com as tensões e pressões do dia a dia, "qualquer pessoa pode se reeducar para ter pensamentos positivos, palavras positivas para consigo mesmo e com os outros; basta que se tenha uma meta e uma motivação". 

 

Comunicação Social TJSP - TM (texto) / Reprodução (foto)

imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP