Notícia

EJUS e SOF promovem a segunda edição da Semana da contabilidade
27/09/2022

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) e a Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF) promoveram de 19 a 22 de setembro a segunda edição da Semana da Contabilidade do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, com a coordenação dos servidores Edilmar Arakaki Guskuma, diretor da SOF 2; Whellen da Silva e Silva, chefe de seção técnica e judiciária da SOF 2.2.2, e Fabiana de Oliveira Duarte, contadora judiciária da SOF 2.1.1.

Na abertura dos trabalhos, Edilmar Guskuma, agradeceu à equipe, à Contadoria Geral do Estado da Secretaria da Fazenda, ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP), ao Conselho Regional de Contabilidade e especialmente à EJUS pelo apoio que tornou possível estender o evento a todos os servidores do TJSP. “A realização desse evento é uma contribuição da equipe da SOF para o desenvolvimento, capacitação e atualização dos servidores da SOF e de todo o TJSP”, ressaltou. A secretária da SOF, Ana Cláudia de Oliveira Lopes, também agradeceu a todos, em especial à Presidência do TJSP, e o empenho dos organizadores do evento.

Na sequência, Rosana Mitico Kitasume Kaneko, diretora de divisão técnica estadual da Secretaria da Fazenda e Planejamento, e Gilberto Souza Matos, contador-geral da Fazenda do Estado de São Paulo, palestraram sobre os temas “Contadoria do Estado e Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem)”. Eles explanaram sobre integração, orçamento, planejamento e os desafios do sistema.

Na terça-feira (20), Francisco Roberto Silva Júnior, advogado e ex-procurador do TCE/SP, e Robson Luis Correia, chefe técnico da Fiscalização do TCE, explanaram sobre o tema “Contratações públicas e a nova Lei de Licitações nº 14.133/2021”, com a participação como debatedor do diretor de Contratações do TJSP, Charles Diniz Vieira Junior.

Na quarta-feira (21), o neuropsicólogo e psicoterapeuta Victoriano José Vilanova Garrido Filho palestrou sobre o tema “Motivação, pertencimento e gratidão, maiores combustíveis para viver o novo normal”.

Por fim, na quinta-feira (22), os palestrantes Luciano Aparecido de Lima, ex-secretário de Finanças das Prefeituras de Bragança Paulista, Leme e Paulínia; e Alexandre Marques Andrade Lemos, professor e advogado tributarista e contabilista, explanaram sobre o tema “Retenção de tributos no setor público (ISS, INSS, IRRF)”, com ênfase nas mudanças regulatórias em 2022 e nos próximos anos; com a participação da moderadora Márcia de Souza Montanholi, conselheira do CRC-SP e participação por vídeo do presidente do CRC/SP, José Maion.

 

RF (texto) / Reprodução (imagens)

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP