COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

Nessa quinta-feira (27), às 19 horas, será lançada, na Escola Paulista da Magistratura (EPM), a edição 38 da publicação Cadernos Jurídicos da EPM, que terá como tema Violência Doméstica.

Até o final de março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o saguão do Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (fórum criminal da Barra Funda) abriga a exposição “Capítulos da Violência Doméstica e da História das Mulheres no Brasil”. O evento é uma parceria entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e a Escola Paulista da Magistratura.

Composta por 13 painéis com fotos e textos, a mostra traz a evolução da presença feminina no cenário nacional em importantes segmentos da sociedade, como, por exemplo, na política: a cidade de São Paulo elegeu duas prefeitas nos últimos 20 anos (Luiza Erundina e Marta Suplicy) e o Brasil tem atualmente uma presidenta (Dilma Rousseff).

A exposição, realizada sob a curadoria do Museu do Tribunal de Justiça, trata, ainda, da presença das mulheres no Judiciário, com destaque para a chegada das ministras Ellen Gracie e Eliana Calmon aos tribunais superiores – Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça respectivamente. No contexto paulista, aborda o crescimento do número de magistradas nos últimos anos, já que hoje representam cerca de um terço dos juízes de primeira instância.



Comunicação Social TJSP – RP (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP