COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

TJSP na Mídia: Imprensa divulga balanço do projeto Carta de Mulheres

Juíza da Comesp participou das matérias.

O telejornal SP1, da TV Globo, e o portal de notícias G1 veicularam hoje (15) matéria sobre o projeto Carta de Mulheres, canal online criado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo para orientar vítimas de violência doméstica ou pessoas próximas que queiram ajudá-las. O telejornal destacou que, desde abril, quando o projeto teve início, mais de 1.500 pessoas enviaram relatos ao site. Clique aqui para acessar o formulário e entrar em contato com o projeto.
Com números no telão, o apresentador do SP1 Alan Severiano falou um pouco sobre os 10 meses do Carta de Mulheres, informando os tipos mais relatados de violência, os agressores mais frequentes e de onde os questionamentos foram enviados. Ao todo, 520 solicitações foram feitas por pessoas da capital paulista; 506 da Grande São Paulo, litoral e interior; 475 de outros estados; e quatro de outros países.
A juíza Teresa Cristina Cabral Santana, integrante da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp), contou ao telejornal que as pessoas que procuram os canais recebem informações detalhadas e especificadas a partir de seus relatos. “Munidas desse tipo de informação, as pessoas podem, sim, procurar aquilo que é possível já sabendo quais são os seus direitos e quais são as possibilidades”, disse.

Projeto Carta de Mulheres - Inspirado na iniciativa homônima Carta de Mujeres, da Justiça peruana, o projeto do TJSP oferece orientações às vítimas ou pessoas que desejam ajudá-las. Todas as solicitações são respondidas por uma equipe de profissionais que atua na Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp). São informados os locais para atendimento adequado, como delegacias, casas de acolhimento, Defensoria Pública, Ministério Público, além de diversos programas de ajuda de instituições públicas ou organizações não governamentais. Também são esclarecidos os possíveis desdobramentos em casos de denúncia e os tipos de medidas protetivas existentes. O sigilo é garantido e a equipe atende demandas de todo o mundo. O programa se destina exclusivamente a fornecer orientações e não haverá o encaminhamento dos relatos aos demais órgãos ou instituições do sistema de Justiça.

OBS: Acesso ao vídeo e ao formulário pelo site do TJSP:

https://www.tjsp.jus.br/Noticias/Noticia?codigoNoticia=63318&pagina=1


Comunicação Social TJSP – SB (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP