COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

Comesp realiza primeiro encontro do projeto Desatando Nós

Evento reuniu cerca de 100 pessoas.

A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp), em parceria com o Centro de Integração da Cidadania (CIC), do Governo do Estado de São Paulo, realizou, nesta quarta-feira (28), o primeiro encontro virtual do projeto Desatando Nós, que busca promover o exercício da cidadania e facilitar as formas alternativas de acesso à Justiça. Para a abertura, que contou com cerca de 100 expectadores, o tema escolhido foi “Apresentação e Consequência da Violência Doméstica na Saúde Familiar”.
No início do evento, a juíza da integrante Comesp Danielle Galhano Pereira da Silva, que atua na Casa da Mulher Brasileira, falou das constantes parcerias do TJSP com outros poderes, sendo uma delas o atual projeto com o CIC. “Em observância à política nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, faz-se necessária atuação em conjunto com órgãos governamentais e não governamentais no combate às desigualdades, discriminações e à violência contra mulher. Assim, decidimos promover rodas de conversa e outros projetos, visando implementar ações destinadas à prevenção da violência de gênero, bem como oferecer acolhimento e rede de enfrentamento e proteção às mulheres” afirmou.
A médica sanitarista, especializada em ginecologia, e coordenadora do Programa Saúde do Adolescente, da Secretaria da Saúde, Albertina Duarte Takiuti, disse que cada encontro como esse “é um aprendizado de vida”, bem como ressaltou o papel de São Paulo como exemplo de luta das mulheres. “Precisamos de uma sociedade que valorize a mulher desde que ela nasce. Se empoderarmos nossas garotas, elas denunciarão, dirão não. Uma mãe escrava criará filhas escravas, que acharão natural sofrer violências física e psicológica. Temos que dar voz às mulheres, ser um canal de escuta. Fomos feitas de ferro e fogo, precisamos nos unir”, disse.
Também participaram dos debates a diretora do CIC Oeste, Edilaine de Oliveira Daniel, a diretora do CIC Norte, Denise da Conceição da Silva Avarese, e a coordenadora de Política para Mulheres da Secretaria da Justiça e Cidadania, Edna Sandra Martins. Ao final, o público pôde fazer perguntas à palestrante.

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / AC e PS (reprodução e arte)
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP