COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

TJSP na Mídia: Projeto da Justiça de Ribeirão Preto acolhe vítimas de violência doméstica

Jornal da EPTV abordou o aumento de medidas protetivas.



O Jornal da EPTV apresentou, ontem (9), reportagem sobre o aumento no número de medidas protetivas em Ribeirão Preto e os esforços do projeto AmarEl@s, criado pelo Grupo Gestor do Núcleo da Justiça Restaurativa da comarca, em acolher vítimas de violência doméstica e seus filhos e recuperar agressores.
Dados fornecidos pelo Tribunal de Justiça de São Paulo mostram que, nos primeiros sete meses de 2021, foram registradas 903 medidas protetivas em Ribeirão Preto, número 17% maior do que o verificado no mesmo período do ano passado e 98% acima de 2019.
Segundo a juíza responsável pelo Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Ribeirão Preto e coordenadora do Núcleo da Justiça Restaurativa do município, Carolina Moreira Gama, a pandemia trouxe uma intensificação do problema. “Na medida em que a mulher é mais reclusa e não consegue sair, ela não consegue acessar alguns serviços importantes”, afirmou. Dessa forma, foi necessário um trabalho de retomada e aprimoramento dos contatos virtuais.
Por meio do AmarEl@s, vítimas encaminhadas pela Delegacia Especializada da Mulher e pelo Anexo da Violência Doméstica são atendidas por equipe multidisciplinar composta por facilitadores de práticas restaurativas, terapeutas, psicólogos, psicanalistas, advogados e artistas, bem como são direcionadas a projetos parceiros.
“Para quem passou por agressões, o projeto tem sido um apoio para recomeçar”, afirmou a reportagem. Uma das mulheres atendidas contou que recebeu ajuda de profissionais e também de outras vítimas de violência. “Você pode reconstruir sua história e vai ter apoio de muita gente que você nem conhece”, relatou.

Assista aqui.

Obs: acesso a Matéria pelo site do TJSP:

https://www.tjsp.jus.br/Noticias/Noticia?codigoNoticia=70972&pagina=1


Comunicação Social TJSP – GA (texto)

imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP