COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

Ribeirão Preto e Tabapuã promovem ações na 18ª Semana Justiça pela Paz em Casa

Eventos trouxeram debate sobre violência de gênero.

As Comarcas de Ribeirão Preto e Tabapuã promoveram, na última semana, uma série de ações voltadas para o combate à violência de gênero e ao feminicídio. As iniciativas fizeram parte da 18ª Semana Justiça pela Paz em Casa, campanha nacional de conscientização e prevenção da violência doméstica, ocorrida entre 16 e 20 de agosto.
O Anexo da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Ribeirão Preto organizou, no dia 18, o encontro virtual da oficina “Equilibrando motivação, atenção e as emoções”, voltado para os diversos atores da rede de proteção à mulher. Esta oficina se iniciou em 5/8 e acontece semanalmente até 9/9. O anexo também realizou, no dia 19, o Grupo Reflexivo, que abordou o tema “Responsabilidade como mudança: os homens contra a violência doméstica”. Voltado para homens envolvidos em casos de violência doméstica, o grupo, comandado por um assistente social judiciário, propôs uma reflexão sobre o processo de responsabilização pela qualidade das interações interpessoais. “Da nossa experiência, um dos meios mais eficientes no combate à violência doméstica está relacionado a propagação de informação ou estabelecimento de práticas educativas que possam também reunir e motivar toda a rede”, afirmou a juíza Carolina Moreira Gama. ”Aqui, a Semana Justiça pela Paz em Casa, com suas datas já conhecidas pela nossa comunidade local, constitui ferramenta que nos permite exercitar a criatividade e agregar cada vez mais pessoas nessa luta.”
A Comarca de Tabapuã, que integra os municípios de Tabapuã, Catiguá e Novais, encampou diversas ações voltadas à conscientização sobre a violência de gênero. Em Tabapuã, a campanha “Agosto Lilás” foi largamente difundida na região por meio de outdoors e cartazes e contou com várias iniciativas relacionadas ao tema, como distribuição de informativos sobre a Lei Maria da Penha e os tipos de violência que afetam as mulheres, além de rodas de conversa com psicóloga e mulheres atendidas pela rede de assistência, dentre outras ações voltadas ao tema.
Em Catiguá, mulheres atendidas pelo Programa Flor de Lis tiveram uma semana repleta de atividades: o “Dia da Beleza” (dia 16), uma segunda-feira repleta de cuidados com o cabelo, mãos, maquiagem e com direito a ensaio fotográfico no final, tudo para elevar a autoestima das participantes. Estas mulheres também tiveram, na terça-feira (17), atividades ao ar livre para auxiliar no equilíbrio físico e mental; na quarta-feira (18), elas assistiram a uma palestra sobre empoderamento e autonomia administrada pelo Sebrae e, na quinta-feira (19), a aula de dança “Modo livre”, no ginásio de esportes local.
No município de Novais, o foco foram as crianças. Dentre as atividades realizadas ao longo da semana, foi promovida uma palestra com uma psicóloga sobre violência doméstica e familiar com alunos do ensino fundamental da rede pública. Para estudantes do 1º ao 6º ano, houve contação de histórias com uso de fantoches, baseada no livro “Tenho monstros na barriga”, atividade que foi adaptada para ser apresentada, também, para alunos da Educação Infantil.
Segundo a juíza Patrícia da Conceição Santos, a parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil é fundamental para o enfrentamento do problema. “A atuação em rede tem trazido resultados positivos para Comarca, sobretudo no que se refere à quebra da cultura do silêncio, visto que há uma participação maior da comunidade em denúncias de casos de violência”, afirmou.

Comunicação Social TJSP – DM (texto) / Divulgação (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP