COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

TJSP na Mídia: Folha de S. Paulo noticia aumento de prisões de agressores e de medidas protetivas

Juíza da Comesp concedeu entrevista para matéria.

O jornal Folha de S. Paulo, na edição deste domingo (10), noticiou com destaque o aumento do número de agressores de mulheres presos em São Paulo. De acordo com a matéria, a população carcerária paulista diminuiu 12% em cinco anos, enquanto o número de presos por agredir e ameaçar mulheres aumentou em 43%, passando de 2.612 para 3.737 condenados, sem considerar os crimes de homicídio e feminicídio. A juíza Teresa Cristina Cabral, integrante da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comesp), foi uma das entrevistadas sobre o tema.
De acordo com o texto, houve subnotificação de crimes contra as mulheres na pandemia, pois muitas vítimas ficaram isoladas em casa com o agressor. A juíza Teresa Cristina Cabral do Tribunal de Justiça de São Paulo falou sobre os desafios enfrentados durante a Covid-19. “Sabíamos que a pandemia, por causa do isolamento social, exigia medidas rápidas para as vítimas denunciarem. Começamos imediatamente a fazer reuniões online, sobre como enfrentar a violência de gênero, sem atendimento presencial”, afirmou.
Dados do TJSP mostram que o esforço resultou em aumento no número de medidas protetivas. Em 2016, foram expedidas 20,1 mil e, em 2021, foram 66,4 mil, uma alta de 230%. Somente no primeiro bimestre deste ano, foram 11,9 mil, representando cerca de oito por hora.

Saiba mais na íntegra da notícia.

Comunicação Social TSJP – SB (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP