COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

Judiciário paulista participa da 22ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

Conferência sobre Projeto Fênix entre atividades programadas.



Começou nesta segunda-feira (21) a 22ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa, iniciativa de conscientização, prevenção e julgamento de casos de violência doméstica, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com tribunais brasileiros. A campanha acontece até sexta-feira (25) em todo o país e, além de um esforço concentrado para realização de audiências e julgamentos de processos envolvendo violência doméstica e familiar e casos de feminicídio, incluirá ações do TJSP, com destacada atuação da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp). Saiba mais:



Projeto Fênix – Na sexta-feira (25), das 10 às 13 horas, acontece webconferência sobre o Projeto Fênix, realizada pela Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com a Comesp. O encontro virtual reforça a importância do projeto destinado a atendimento médico reparatório (tratamentos e cirurgias ortopédicas e plásticas) de mulheres vítimas de violência doméstica, que são encaminhadas pelas varas do Estado que processam esse tipo de crime.

O evento (que será transmitido pelo Youtube) contará com a presença da juíza Teresa Cristina Cabral Santana, integrante da Comesp, e das representantes da Secretaria Sylmara Berger Del Zotto e Albertina Duarte Takiuti. Um dos objetivos do encontro é orientar magistrados sobre o encaminhamento das vítimas de violência para atendimento.



Seminário EPM – Também na sexta-feira, das 9 às 13 horas, no auditório da Escola Paulista da Magistratura (EPM), será realizado o seminário “Abordagem Interinstitucional do Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero”. Promovido pela EPM e Comesp, o encontro aborda a necessidade do processo e julgamento com perspectiva de gênero, bem como a importância da tipificação de delitos geralmente associados a esse tipo de violência e da análise do pedido, da concessão e da fiscalização das medidas protetivas de urgência e da posição processual da vítima.

Com coordenação da desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida e das juízas Maria Domitila Prado Manssur e Gina Fonseca Corrêa, integrantes da Comesp, o evento contará com três painéis que discutirão as diferentes nuances do tema. Entre as presenças confirmadas estão a presidente do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura, e do diretor da EPM, desembargador José Maria Câmara Júnior, além de juízes, advogadas e promotoras. As inscrições vão até o dia 23 de novembro e a programação completa pode ser acessada neste link.



Tabapuã - Durante toda a semana, os municípios de Tabapuã, Catiguá e Novais promoverão uma série de ações de conscientização com a população, incluindo iniciativas integradas com secretarias de Esporte, Saúde, Educação e Assistência Social. Estão previstas oficinas, palestras, distribuição de panfletos informativos, carros de som, encontros com crianças e adolescentes e eventos culturais. As ações são coordenadas pela juíza Patrícia da Conceição Santos, da Vara Judicial de Tabapuã.



Sobre o Semana Justiça Pela Paz em casa

Instituída em 2015, a campanha ocorre em três épocas distintas do ano, marcando datas importantes de sensibilização pela igualdade de gênero: o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março; a data de sanção da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha), em 7 de agosto; e o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, em 25 de novembro.

Na última edição, realizada entre os dias 15 e 19 de agosto, a atuação do TJSP ficou registrada com números significativos: foram concedidas 1.114 medidas protetivas e registrados 5.072 processos com sentença ou decisão em todo o estado. No total, o Judiciário paulista proferiu 4.301 despachos e realizou 17 sessões de júri, bem como 20 sentenças de conhecimento criminais com mérito em feminicídio. Mais de 300 magistrados e 1.000 servidores participaram da iniciativa.

Obs: acesso ao link de inscrição e programação para o seminário: “Abordagem Interinstitucional do Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero”, através do site TJSP:

https://www.tjsp.jus.br/Noticias/Noticia?codigoNoticia=88184&pagina=1

Comunicação Social TJSP – RD (texto)

imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP