COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

JUDICIÁRIO PAULISTA RECEBE PROFESSOR NORTE-AMERICANO, ATIVISTA NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

O professor e ativista comunitário norte-americano Quentin Walcott, codiretor executivo da “Connect”, organização sem fins lucrativos dedicada à prevenção e eliminação da violência interpessoal em Nova York, visitou o Brasil nesta semana e participou de atividades no Tribunal de Justiça paulista.
Na terça-feira (29), proferiu a palestra Violência doméstica: cultura da não violência e ressocialização do agressor, promovida pela Escola Paulista da Magistratura (EPM). O evento foi direcionado a magistrados, psicólogos, assistentes sociais, advogados e servidores.
Na abertura, a desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, vice-coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJSP e conselheira da EPM, representou o diretor da Escola, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha. Ela ressaltou a importância do tema, “que extrapola os níveis acadêmicos, porque todas as entidades e órgãos representativos falam da violência doméstica, lamentavelmente, em crescimento”.
Quentin Walcott explicou o trabalho que desenvolve há 18 anos: pesquisa e intervenção na violência praticada contra crianças envolvidas com gangues; combate ao consumo e tráfico de drogas; combate à violência de gênero no âmbito doméstico e ao racismo. “Minha percepção é que a violência praticada por homens contra mulheres é culturalmente aprendida, razão pela qual a interrupção do ciclo de agressões também passa pela reeducação do agressor. E isso só é possível através da construção de um modelo comunitário holístico, que busca envolver e chamar a responsabilidade da comunidade, de comerciantes, de instituições, polícias e sistemas jurídicos”, disse.
A vice-cônsul dos Estados Unidos em São Paulo, Tracy Musacchio, também falou sobre o projeto de combate à violência doméstica capitaneado pelo palestrante, e destacou os avanços legislativos do Brasil para a diminuição da incidência do problema.
Também participaram a coordenadora de Cursos e Convênios Internacionais da EPM, desembargadora Christine Santini; as juízas Maria Domitila Prado Manssur Domingos e Teresa Cristina Cabral Santana Rodrigues dos Santos, coordenadoras do evento; e a presidente do Comitê de Ação Social e Cidadania do TJSP (CASC), Maria Luiza de Freitas Nalini.
Ontem (30), Quentin Walcott esteve na Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJSP (Comesp), no Fórum João Mendes Júnior, para reunião com integrantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil e Secretaria de Políticas para as Mulheres de Santo André. O objetivo foi a troca de experiências.
Participaram do encontro a vice-consul americana, Tracy Musaccchio; a assessora cultural do Consulado Americano, Elisabete Nishi; a presidente do CASC, Maria Luiza de Freitas Nalini; a juíza da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Região Leste 1, Claudia Felix de Lima; a juíza da 2ª Vara Criminal de Santo André e integrante da COMESP, Teresa Cristina Cabral Santana Rodrigues dos Santos; a promotora de Justiça de Taboão da Serra, Maria Gabriela Prado Manssur; a defensora pública, colaboradora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), Yasmin Oliveira Mercadante Pestana; a delegada Adrianne Mayer Bontempi , da Delegacia de Defesa da Mulher de Santo André; a secretária adjunta da Secretaria de Políticas para as Mulheres de Santo André, Maria Cristina Pache Pechtoll; o psicólogo e coordenador do projeto “E Agora José?”, Flavio Urra; o sociólogo João Batista de Souza; o psicólogo da Central de Penas Alternativas do Governo de São Paulo, Fausto Santos Borges; a assistente social do MP Natacha Oliveira Souza; a analista do MP Elisa Franco Feitosa; a assistente jurídico do TJSP Ana Celia Gonçalves; as escreventes do TJSP Claudia Regina Chaves de Almeida Farabello e Denise de Souza Lima, a senhora Wania Rodrigues; e as intérpretes Denise Kato e Carmen Nigro.

Comunicação Social TJSP – ES e CA (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP