COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

PJ E ENTIDADES INICIAM ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp) e a Vara Central da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher abriram hoje (6), no Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães, as atividades da Semana Nacional de Combate à Violência contra a Mulher, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março.
Foi apresentado o projeto ‘De mãos dados com a rede’ e promovida a abertura oficial da exposição ‘A expressão da mulher contemporânea’, que reúne trabalhos de integrantes de quatro entidades que trabalham em parceria com a Justiça em socorro às vítimas de violência doméstica: Associação Fala Mulher, Centro de Defesa e Cidadania da Mulher Francisco Franco, Centro de Referência da Mulher 25 de Março e Geledés - Instituto da Mulher Negra. O evento foi abrilhantado pela apresentação do coral da Guarda Civil Metropolitana, muito aplaudido pelo público ao entoar canções da música popular brasileira.
A mesa condutora da solenidade foi composta pela coordenadora da Comesp, desembargadora Angélica de Maria Mello de Almeida; as juízas integrantes da Coordenadoria Elaine Cristina Monteiro Cavalcante (Vara do Foro Central de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher) e Maria Domitila Prado Manssur Domingos (16ª Vara Criminal da Capital); o juiz diretor do Fórum de Sorocaba e titular da Vara do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Hugo Leandro Maranzano; a presidente do Comitê de Ação Social e Cidadania (CASC) do Tribunal de Justiça paulista, Maria Luiza Nalini; e Teresa Cristina Della Mônica Kodama, assessora da Coordenação de Políticas para a Mulher da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo.
A desembargadora destacou a importância da juíza Elaine Cavalcante na organização do evento e a participação de todas as mulheres que, de uma forma ou de outra, contribuem para a diminuição de casos de violência de gênero. Ela ainda ressaltou a aprovação recente, pelo Congresso Nacional, do projeto de lei que torna o feminicídio crime hediondo.
Maria Luiza Nalini falou da atuação do Poder Judiciário na rede de proteção às mulheres em situação de violência e do crescente crescimento da participação feminina na sociedade.
“Hoje é um dia de comemorar as vitórias alcançadas até aqui, mas com os olhos voltados para o futuro, para o caminho que ainda precisamos percorrer em busca da igualdade de gênero”, declarou Elaine Cavalcante ao público presente no plenário 10 do fórum criminal. Ela parabenizou a relação entre o Judiciário estadual e as entidades participantes do evento, que prestam assistência às mulheres vítimas de violência doméstica e buscam promover o enfrentamento e o rompimento do ciclo de agressão por meio de ações de autonomia, cidadania e resgate da autoestima.
A cerimônia encerrou-se com explanações das representantes das entidades a respeito dos trabalhos por elas desenvolvidos. A última delas foi a demonstração de um aplicativo de celular, em fase de testes no Rio Grande do Sul e em breve também em São Paulo, que irá conectar em tempo real as mulheres incluídas em programas de proteção a entidades, que poderão auxiliá-las em caso de ameaças do agressor.
Após o término, os presentes puderam apreciar, na entrada principal do fórum, a exposição “A expressão da mulher contemporânea”, com trabalhos desenvolvidos por mulheres vítimas de violência doméstica em oficinas e cursos – “Um trabalho realizado por muitas mãos”, como definiu a juíza Elaine Cavalcante.

Comunicação Social TJSP – RP (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP