Comunicação Social

Notícia

Coordenadoria da Infância e EJUS realizam webinar sobre o projeto Família Acolhedora

Juíza Mônica Gonzaga Arnoni apresentou o tema.

A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, nesta sexta-feira (10), palestra virtual com o tema “Acolhimento Familiar: da teoria à prática”, em parceria com a Escola Judicial dos Servidores (EJUS). O webinar foi ministrado pela juíza assessora da Presidência do TJSP Mônica Gonzaga Arnoni. Cerca de 500 pessoas assistiram ao evento, entre magistrados, servidores e público em geral.
A juíza integrante da CIJ Carla Montesso Eberlein abriu o evento apresentando a expositora. Em seguida, Mônica Gonzaga Arnoni, que atualmente acolhe uma criança de três anos na condição de Família Acolhedora, iniciou sua fala contando um pouco de sua trajetória no TJSP, o contato com a Vara da Infância e da Juventude e o início do projeto-piloto da Família Acolhedora em São Paulo, que aconteceu com duas famílias. “Os casos foram tendo muito sucesso e o projeto foi crescendo. Hoje temos 63 famílias acolhedoras em São Paulo”, informou.
A magistrada relatou que, com a pandemia, ela e a família começaram a pensar em formas de colaborar com a sociedade: “Que função social podemos desenvolver e que realmente faça a diferença na vida de uma pessoa e não seja algo pontual?”. Em dezembro de 2021, eles acolheram a criança, que até então estava num abrigo. A juíza também explicou a diferença entre acolhimento familiar, acolhimento institucional e adoção; a preparação da família acolhedora e da criança acolhida; o auxílio à criança na compreensão da própria história; e o término do acolhimento. Ao final, a palestrante respondeu dúvidas do público.
A gravação ficará disponível por meio do próprio e-mail enviado para integrantes do Tribunal ou clicando aqui.

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS (arte e reprodução)
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial    
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP