Comunicação Social

Notícia

TJSP inaugura posto de conciliação em universidade de Campinas

Solenidade aconteceu na sexta-feira (24).

 

    O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, na última sexta-feira (24), solenidade de instalação de posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) nas dependências da Universidade Paulista (Unip), na Comarca de Campinas. O evento foi presidido pela desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), representando o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe.
    No local, funcionários da instituição de ensino trabalharão, a partir de agosto, exclusivamente para o Cejusc fazendo triagem, cadastrando os casos pré-processuais e realizando audiência de conciliação e mediação nas áreas Cível (como acidente de trânsito, contas atrasadas, questões bancárias e direito de vizinhança) e de Família (como divórcio, alimentos, guarda de filhos, visitas, reconhecimento de paternidade e dissolução de união estável). O processo é finalizado por servidores do TJSP. A equipe da universidade é da área de Direito e passou por treinamento no fórum de Campinas.
    A desembargadora Maria Lúcia Pizzotti saudou todos os envolvidos na iniciativa. “Muito carinhosamente dou parabéns aos conciliadores e mediadores, que são a alma do projeto, a quem homenageio sempre com muita emoção”, disse ela. “Estou nesta área há quase duas décadas e vejo que alguns aqui foram meus alunos. Muito me emociona sempre que vou a uma solenidade de instalação e vejo persistentes e vocacionados profissionais da mediação que já conheço de longa data”, completou.
    Para a juíza coordenadora da nova unidade, Renata Oliva Bernardes de Souza, a instalação de mais um posto na cidade de Campinas é uma conquista da cidade e da população e um avanço do Judiciário. “A resolução dos conflitos de forma amigável é o meio mais eficiente e adequado para a efetiva composição das partes”, afirmou a magistrada. “O setor de conciliação proporciona uma resposta rápida, através dos meios disponíveis, com conciliadores e mediadores capacitados, cujos resultados são colhidos imediatamente.”
    Também fez uso da palavra o coordenador auxiliar do curso de Direito da Unip de Campinas, professor José Ricardo Haddad. Prestigiaram a solenidade o coordenador adjunto da 8ª Circunscrição Judiciária – Campinas, desembargador Antonio Mário de Castro Figliolia; o diretor da 4ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) – Campinas, juiz Wagner Roby Gidaro; o diretor do fórum de Campinas, juiz Luiz Antonio Alves Torrano; o secretário municipal de Justiça adjunto, Enrique Lerena, representando o prefeito de Campinas; o subsecretário de Relações Institucionais da Câmara de Campinas, Rafael Creato, representando o presidente da instituição; a coordenadora geral da Unip de Campinas, Ana Sílvia Pisoni Ferragut, representando a vice-reitora de graduação da universidade; o promotor de Justiça Guilherme Athayde Ribeiro Franco, representando Ministério Público de São Paulo; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Campinas, Luciana Gonçalves de Freitas;  o assistente da Delegacia Seccional de Campinas, delegado Antônio Carlos Palmieri Rocha; e o comandante do 35º BPM/I, tenente coronel PM Wilson Cardoso Junior.

    Cejusc - Além de dar celeridade às causas, a atuação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania desafoga os meios tradicionais da Justiça. Não há limite de valor da causa. Conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.

    Serviço
    Posto do Cejusc na Unip de Campinas

    Local: Av. Comendador Enzo Ferrari, 280 – Swift
    Horário de atendimento: Das 9 às 17 horas
    E-mail:
cejusc.campinas@tjsp.jus.br

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / Divulgação (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    Siga o TJSP nas redes sociais: 
    
www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial

    www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP