Memória

Destaque

Primeiro lote de processos atingidos pelo fogo e pela água são devolvidos ao cartório do Fórum João Mendes Jr.

        A Coordenadoria de Gestão Documental do Tribunal de Justiça entregou hoje (13) o primeiro lote de processos restaurados pertencentes ao 5º Ofício Cível  do Fórum João Mendes Jr., queimados em consequência de incêndio ocorrido no último mês de julho, causado por um morador de rua.

        Ao todo foram devolvidos 101 conjuntos documentais do total retirado do cartório atingido pelo fogo e pela água utilizada pelos bombeiros para combater o incêndio. Conjunto documental é o termo correto, pois o processo pode ter um ou vários volumes e o fogo e a água atingiram indiscriminadamente os processos armazenados no cartório, assim como o tempo de recuperação depende de diversos fatores e das técnicas que são utilizadas.

        Uma dessas técnicas, segundo explicou a supervisora da Coordenadoria, Roseli Neimanas, consiste na chamada interfolhagem, em que folhas de papel em branco são colocadas entre as páginas dos documentos atingidas pela água para absorver a umidade (como se fosse um mata-borrão) e preservar o conteúdo das páginas. Esses documentos ficam acondicionados em uma sala equipada com ventiladores e um desumidificador. Cada página é manuseada pelo menos duas vezes ao longo do dia pelo pessoal da Coordenadoria de Gestão Documental, para garantir o sucesso do trabalho de restauração.

 

        Comunicação Social TJSP – RP (texto) / GD (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP