Memória

Destaque

Presidente visita obras de restauro do Palácio da Justiça

        O Palácio da Justiça, prédio histórico inaugurado em janeiro de 1933 e sede do Tribunal de Justiça de São Paulo, passa por obras de conservação dos elementos arquitetônicos e adequação das instalações, iniciadas na última sexta-feira (13). Na primeira fase dos trabalhos, que deve durar cerca de dois anos, serão restaurados o telhado (3º e 6º andares) e a cobertura do Salão da Biblioteca (4º andar).

        Ontem (19), o presidente Ivan Sartori e os juízes assessores Guilherme de Macedo Soares e Regis de Castilho Barbosa Filho, visitaram o canteiro de obras. A empresa que executará o trabalho foi contratada por licitação e o projeto do restauro precisou ser aprovado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

        A segunda fase do restauro compreenderá a conservação e a adequação do restante do prédio e aguarda aprovação dos órgãos de preservação do patrimônio público.

 

        Palácio da Justiça

        A primeira sede do Judiciário no Estado, em 1874, localizava-se em um na Rua Boa Vista, 20, época em que era denominado “Tribunal da Relação de São Paulo e Paraná”. Com a promulgação da Constituição, em 1891, surgiu o “Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo” e em razão do crescimento demográfico e da expansão do judiciário, fez-se necessária a construção de uma sede para abrigar o Tribunal de Justiça, até então instalado em casarões precários no centro de São Paulo.

        O arquiteto Ramos de Azevedo foi incumbido do projeto do Palácio da Justiça. A presença de grandes espaços tornou a obra pioneira no uso de estruturas metálicas. Sua fachada foi inspirada no Palácio da Justiça de Roma, com acabamentos luxuosos e ornamentado com figuras, cariátides e símbolos do judiciário. Após 13 anos, em janeiro de 1933, começaram as atividades no prédio; uma segunda inauguração ocorreu em 25 de janeiro de 1942, em homenagem à cidade de São Paulo pelo seu 388º aniversário.

        O Palácio da Justiça, considerado monumento histórico de valor arquitetônico e interesse cultural, foi tombado pelo Condephaat em dezembro de 1981.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / GD (fotos)

        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP