Memória

Destaque

Comarcas comemoram ‘Dia do Patrono’ com diversas atividades

        As comarcas de Adamantina, Cafelândia, Colina, Lençóis Paulista e Votorantim realizaram diversas atividades em consonância com o teor da Portaria nº 9.023/2014, que instituiu o Dia do Patrono pela Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, a fim de homenagear as personalidades que dão nome às edificações forenses e a data de seu natalício. A iniciativa está inserida na ‘Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante’.

 

        Adamantina – A Justiça local realizou cerimônia, em 20 de novembro, para homenagear o patrono, "Desembargador Alberto Marino Júnior”, com direito a discurso da juíza diretora do fórum, Ruth Duarte Menegatti, e apresentação musical. O homenageado é hoje desembargador aposentado e também atuou como promotor de Justiça, professor universitário e músico. Ao final do evento, houve o descerramento da placa e do retrato alusivos ao patrono.

 

        Cafelândia – O fórum fez singela homenagem para festejar o patrono, "Desembargador Pedro Augusto do Amaral", no dia 2 de dezembro. A solenidade foi presidida pelo juiz da comarca, Ricardo Truite Alves, e contou com a presença dos servidores do Poder Judiciário, advogados e promotores de Justiça. O magistrado leu breve currículo do saudoso homenageado, ressaltou a importância desse acontecimento e promoveu roda de conversa entre os presentes. Vários funcionários fizeram uso da palavra.

 

        Colina O patrono da comarca é o "Desembargador Alcides Faro". Seu dia foi comemorado em 23 de setembro. A administração do fórum organizou, no hall principal do prédio, exposição pública com a foto e os dados biográficos do homenageado. O evento foi destaque no jornal local "O Colinense". O juiz diretor do fórum é Leopoldo Vilela de Andrade da Silva Costa.

 

        Lençóis Paulista – Em comemoração ao patrono "Doutor Octavio Pinheiro Brizolla", foi elaborada biografia da personalidade, encaminhada com a foto do homenageado aos servidores do fórum, bem como aos juízes, promotores e OAB local, em 2 de setembro. No próximo ano será dada continuidade às pesquisas referentes ao patrono e atividades culturais marcarão a data. A juíza diretora do fórum é Ana Lúcia Graça Lima Aiello.

 

        General Salgado – O patrono "Juiz Argymiro Acayaba de Toledo" recebeu homenagens no dia 14 de novembro. A comarca preparou solenidade, presidida pela juíza corregedora, com a presença de magistrados, promotores, advogados, representantes do Legislativo e do Executivo municipais, servidores e familiares do homenageado. Argymiro teve sete filhos e à cerimônia estiveram presentes alguns deles: a promotora Vera Lúcia Acayaba de Toledo, que representou os familiares à mesa de honra; o médico Arnaldo Acayaba de Toledo, que discursou em nome da família, além do promotor Sérgio Acayaba de Toledo e o juiz aposentado Fernando Acayaba de Toledo. A neta do homenageado, juíza Patrícia de Assis Ferreira Braguini, também participou do evento. As homenagens foram divididas entre a juíza diretora Melissa Bethel Molina de Lima e os servidores Ramiro Murilo de Souza e Aline Marques de Pieri. O coral Projetos Sociais e Guarda Mirim de alunos da Escola Angelo Scarin abrilhantou a festa.

 

        Votorantim Em uma cerimônia simples, mas significativa e emocionante, a comarca comemorou, em 17 de outubro, o dia de seu patrono “Desembargador Augusto César Luz Franco Pinto". O evento aconteceu no Salão do Júri, com a presença da juíza diretora do fórum, Graziela Gomes dos Santos Biazzim, e de magistrados, promotores, advogados e autoridades.

Participaram também familiares do homenageado, a viúva Luci Chechi Franco Pinto, os filhos Carlos César de Chechi e Franco Pinto (juiz de Minas Gerais) e Patricia Augusta de Chechi e Franco Pinto (promotora de Justiça), o irmão Afrânio Feitosa Junior (delegado de polícia aposentado) e Mara de Chechi (delegada de polícia aposentada).

        Graziela Biazzim e o promotor Luiz Alberto Meirelles Szikora, ambos ex-alunos do patrono, falaram a respeito dele. A seguir foi descerrada a foto do patrono pelos filhos Carlos César e Patricia Augusta. Carlos fez um discurso que emocionou a todos, agradeceu pela homenagem feita ao pai e discorreu sobre a vida do desembargador, como pai zeloso e marido dedicado. Salientou que iniciou a carreira no Judiciário paulista como escrevente na Comarca de Sorocaba e, dedicado aos estudos, ingressou na Magistratura.

 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / divulgação e WKatu (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP