Memória

Destaque

Agenda 150 anos – Homenagem ao desembargador Antonio Carlos Marzagão Barbuto

        A Corte paulista, em cerimônia realizada ontem (10) no Palácio da Justiça, homenageou o desembargador Antonio Carlos Marzagão Barbuto, em continuidade à Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante.

        O desembargador Benedito Silvério Ribeiro, orador em nome do TJSP, afirmou em discurso que conheceu o desembargador Marzagão Barbuto e, na oportunidade, obteve esclarecimentos precisos sobre processos de acidentes de trabalho. O magistrado ainda ressaltou que, em 30 de julho deste ano, o Fórum de Valparaíso foi batizado com o nome do homenageado.

        “Guardo lembranças dele como sendo alguém sempre disposto a dar atenção a quem a ele se dirigisse, por fim, uma pessoa de bem”, afirmou. “Deixou o desembargador Marzagão Barbuto imensa saudade no coração daqueles que com ele conviveram, com pleito de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo de mais de quatro décadas ao Poder Judiciário de São Paulo.”

        O chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim, acrescentou que o homenageado, já aposentado, frequentava sua sala, no Palácio da Justiça, ocasiões em que travavam longas conversas. “Mesmo ausente, está sempre presente no coração dos seus amigos.”

        O juiz substituto em 2º grau Alfredo Attié Júnior, sobrinho de Marzagão Barbuto, falou em nome da família e agradeceu pela homenagem. “Meu tio sempre procurou reunir a ideia do Direito à ideia da Justiça divina”, declarou.

        Ao encerrar a cerimônia, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Renato Nalini, comentou sobre a importância das homenagens a grandes vultos do Judiciário paulista. “Se não conhecermos a história, não conseguiremos planejar um futuro de glórias para a Justiça.”

        Prestigiaram o evento os desembargadores Ricardo Mair Anafe, presidente da Seção de Direito Público; Alexandre Alves Lazzarini, João Cláudio Caldeira e Mohamed Amaro, ouvidor do TJSP; a diretora do Departamento Financeiro da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juíza Vanessa Ribeiro Mateus, que no ato representou o presidente; os juízes chefes do Gabinete Civil da Presidência, Afonso de Barros Faro Júnior e Ricardo Felicio Scaff; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana, representando o comandante-geral da corporação; a filha do homenageado, Maria Inês Bonilha Marzagão Barbuto Mikuletic; o neto do homenageado, Franco Mikuletic Neto; magistrados e servidores.

 

        Sobre o homenageado Antonio Carlos Marzagão Barbuto era mineiro de Camanducaia, nascido em 1914. Formou-se bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, turma de 1940. Ingressou na Magistratura em 1945, como juiz substituto em São Carlos. Foi vice-presidente do 1º Tribunal de Alçada Civil e desembargador do TJSP, promovido pelo critério de antiguidade, em 1979. Aposentou-se em 1984.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP