Memória

Destaque

Agenda 150 anos – Homenagem ao desembargador Ítalo Galli

        A Corte paulista, em cerimônia realizada ontem (4) no Salão do Júri do Palácio da Justiça, homenageou o desembargador Ítalo Galli em continuidade ao projeto Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante.

        O desembargador Ricardo Henry Marques Dip, coordenador da Agenda e orador em nome do TJSP, afirmou que Ítalo Galli foi um pensador notável do mundo jurídico. “O principal traço da sua personalidade era a coerência, vivia de acordo e rigorosamente com o que pensava”, acrescentou. Segundo Dip, politicamente Galli alinhou seu pensamento ao movimento integralista. “Eu perdi um grande amigo. Não há dia, desde sua morte, que não reze por sua alma”, encerrou emocionado.

        Em seguida, Ivo Galli, filho do homenageado, falou em nome da família. “Sinto-me na casa do meu pai”, disse, referindo-se ao Tribunal. “Ele viveu a Justiça inteiramente, sempre com coerência, em casa e no trabalho”. Por fim, pleiteou, em nome dos familiares, que ficasse consignado na homenagem o nome de Amarilde Del Vecchio Galli, esposa do homenageado.

        Ao encerrar a cerimônia, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Renato Nalini, comentou sobre a importância das homenagens a grandes vultos do Judiciário paulista. “A memória deve ser resgatada e vivenciada. A história tem que ser, a cada dia, revolvida, para recordar que temos uma dívida de gratidão em relação a estas pessoas que aplainaram os caminhos.”

        Também prestigiaram o evento o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente da Seção de Direito Privado, Artur Marques da Silva Filho; o ouvidor do TJSP, desembargador Mohamed Amaro; o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, representando o governador; o presidente do Instituto Paulista de Magistrados, desembargador Jeferson Moreira de Carvalho; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Jayme Martins de Oliveira Neto; o delegado Fábio Pinto, representando o delegado geral da Polícia Civil de São Paulo; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Marcos da Costa; o vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Luiz Perissé Duarte Júnior, representando o presidente; a defensora pública coordenadora do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores, Amanda Pontes de Siqueira, representando o defensor público-geral; o secretário-geral da Academia Paulista de Letras, Antonio Penteado Mendonça; o juiz assessor e chefe do Gabinete Civil da Presidência, Ricardo Felício Scaff; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel Washington Luiz Gonçalves Pestana; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; as filhas do homenageado Maria Stella Galli Mercadante, Maria Helena Galli de Menezes Senna e Maria Cecília Del Vecchio Galli; a neta do homenageado, Mirella Galli; bisnetos do homenageado; magistrados, advogados, servidores e convidados.

 

        Sobre o homenageado – Ítalo Galli era paulista de Monte Azul Paulista, nascido em 1913. Ingressou na Magistratura em 1941. Foi presidente do Tribunal de Alçada Criminal e promovido desembargador do TJSP em 1976, chegando a exercer a terceira vice-presidência da Corte. Faleceu em 2012.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP