Memória

Destaque

Quatro comarcas do interior celebram o Dia do Patrono

        As comarcas de Dracena, Monte Azul Paulista, Aguaí e Ipuã comemoraram recentemente o Dia do Patrono. O objetivo é homenagear as personalidades que dão nome aos prédios do Judiciário paulista na data de seu natalício, em consonância com a Portaria nº 9.023/2014. A iniciativa também faz parte da programação da “Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante”.

 

        Dracena

        A comarca celebrou o Dia do Patrono em 26 de janeiro, data de nascimento do desembargador Dagoberto Salles Cunha Camargo (1928). O magistrado formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo em 1950. A primeira comarca em que trabalhou ao longo de seus 41 anos de carreira foi Dracena, em 1954. Trabalhou também em Pitangueiras, Porto Feliz, Piracaia, Tupã e São Paulo.

        Chegou ao cargo de juiz do 2º Tribunal de Alçada Civil em 1972, removido no mesmo ano para o Tribunal de Alçada Criminal. Em 1979 se tornou desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Cunha Camargo ocupou os cargos de 2º vice-presidente do TJSP; vice-diretor da Escola Paulista da Magistratura e membro da Comissão de Organização Judiciária. Aposentou-se em 1995 e faleceu em 2008.

 

        Monte Azul Paulista

        No último dia 3, Monte Azul Paulista realizou evento para celebrar o Dia do Patrono da comarca: o desembargador Octávio Stucchi. O evento contou com a participação do juiz diretor do fórum, Ayman Ramadan; da promotora Maria Júlia Câmara Facchin; do tabelião de Notas e Protesto da cidade, João Francisco Massoneto; servidores do fórum, do Ministério Público e do cartório eleitoral.

        Na ocasião, Massoneto falou sobre a trajetória do desembargador, que nasceu na cidade no ano de 1917. Filho de Ferdinando e Amália, casou-se com Stella Gomes da Cruz em 1940, com quem teve um filho, Octávio Roberto, que também foi desembargador do TJSP.

        “Cursou os primeiros anos de escola nesta cidade. Mudou-se para São Paulo, onde se formou em Ciências Jurídicas e Sociais, iniciando seus trabalhos como advogado na cidade de Tanabi. Após alguns anos, entrou para a Magistratura, exercendo o cargo de juiz em Campinas, Caconde, Itatiba e São José do Rio Pardo e São Paulo. Foi juiz Tribunal de Alçada de São Paulo e alcançou o cargo de desembargador. Aposentou-se em 16 de janeiro de 1987. Faleceu no dia 29 de outubro de 1998”, contou o tabelião

                                               

        Aguaí

        No dia 9 foi realizada cerimônia do Dia do Patrono em homenagem ao desembargador Francisco Thomaz de Carvalho Filho, com a presença da juíza diretora do fórum, Mirian Keiko Sanches, servidores do Poder Judiciário e advogados.

        O homenageado nasceu em 1914, na cidade de Casa Branca. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, turma de 1936. Foi promotor de 1939 a 1941, ano em que ingressou na magistratura na Comarca de Santos. Também trabalhou em São Sebastião, Olímpia, Espírito Santo do Pinhal, Botucatu e São Paulo. Foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada de São Paulo em 1959 e desembargador no ano de 1969. Ocupou os cargos de presidente do Tribunal Regional Eleitoral (1974/1976); 2º vice-presidente do TJSP (1979), 1º vice-presidente (1980/1981) e presidente da Corte (1982/1983). Sua aposentadoria foi publicada em 1984. Faleceu em 2002.

        Mirian Sanches falou sobre a importância da comemoração do Dia do Patrono:  “No dia 9 de fevereiro, dia de hoje, e em todos os momentos da lide jurídica, estaremos lembrando e vivenciando a existência do nosso patrono, pois, de acordo com a Prece de Cícero: graças à amizade, os ausentes são presentes; e os mortos vivem: vivem na honra e na memória.” Alguns funcionários também fizeram uso da palavra, assim como o advogado Marcelo Félix de Andrade, em nome da OAB. Ao final, houve o descerramento da foto do patrono.

 

        Ipuã

        O Dia do Patrono da Comarca de Ipuã, desembargador Henrique Augusto Machado, foi celebrado no último dia 11. O magistrado nasceu em 1913 na capital paulista. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1936, ingressou na Magistratura em 1941, na Comarca de Araraquara. Ao longo da carreira, judiciou em Itapeva, São José do Rio Preto e na capital. Foi juiz do Tribunal de Alçada de São Paulo, instituição em que exerceu o cargo de vice-presidente no biênio 1968/1969. Assumiu o cargo de desembargador em 1970. Foi presidente, vice e corregedor do TRE-SP. Ocupou também os cargos de 2º e 3º vice-presidente do TJSP. Aposentou-se em 1983. Faleceu em 1996.

        O evento contou com a presença do juiz diretor do fórum, Marcos de Jesus Gomes; do prefeito José Francisco de Souza Ávila; do vice-prefeito Ângelo Casagrande de Almeida; do presidente da Câmara, vereador Arnaldo Ribeiro da Silva, e vereadores da cidade; do promotor André Donizeti Zanutim; do secretário adjunto da OAB – Subseção São Joaquim da Barra; do delegado de polícia Márcio Barbosa de Macedo; do comandante do Destacamento da Polícia Militar, subtenente Ademir Gomes Pereira; do tabelião de Notas e Títulos de Ipuã, Anderson Garcia Cirilo; da oficial substituta do registro de Imóveis e Anexos de Ipuã, Rita de Cássia Silva; do escritor e jornalista Sebastião Aparecido Cruz; magistrados; promotores, advogados, servidores profissionais que atuam na comarca.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / fotos de arquivo
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP