Memória

Destaque

Comarcas do interior e Foro Regional de Penha de França comemoram Dia do Patrono

        Neste mês, as comarcas de Itu, Guararapes, Registro e Indaiatuba, o Foro Distrital de Caieiras e o Foro Regional de Penha de França festejaram o Dia do Patrono, com homenagens à pessoa que contribuiu para o Poder Judiciário local, deixando seu nome marcado no prédio forense e recordações às gerações futuras. O preito consiste no resgate da história do patrono, com a divulgação de dados biográficos, imagens e informações a respeito de sua trajetória. Os fóruns estão livres também para organizar a comemoração e implementar atividades culturais nesse dia.

        A iniciativa, inserida na ‘Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante’, foi instituída pela Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio da Portaria nº 9.023/2014. O intento é homenagear as personalidades que dão nome às edificações forenses na data de seu nascimento.

        
Itu – No dia 6, o fórum teve sua comemoração do Dia do Patrono, juiz Antonio de Souza Barros, ao som da Orquestra Ituana de Viola Caipira, que tem como integrantes dois funcionários do TJSP, escrevente Wilson Roberto Ribeiro Bueno e oficial de Justiça Edvaldo Mariano Leme da Costa. O festejo contou com a presença dos desembargadores Antonio Rigolin e Antonio Tadeu Ottoni, que judicaram na comarca, bem como dos magistrados Hélio Villaça Furukawa (diretor do fórum e titular da 2ª Vara Criminal), Andrea Ribeiro Borges (1ª Vara Criminal), Cássio Henrique Dolce de Faria (2ª Vara Cível) e Fernando França Viana (3ª Vara Cível), além de grande participação de servidores.

 

        Caieiras – A patrona, juíza Silvia Mara Menegazzi Barbosa, foi homenageada em 9 de fevereiro, com exibição de placas. Ela faleceu com pouco mais de 30 anos em um acidente de carro quando estava a caminho do fórum de outra cidade. Estiveram presentes os magistrados Peter Eckschmiedt (1ª Vara Judicial e diretor do fórum) e Renata Marques de Jesus (2ª Vara Judicial); o prefeito Roberto Hamamoto, o vice Gerson Romero, o presidente da Câmara, Carlos Augusto de Castro, e servidores do Judiciário. Prestigiaram ainda a cerimônia Carlos, ex-marido da homenageada, seus filhos Carla e Felipe e familiares.

    

        Guararapes – No dia 12, em comemoração ao Dia do Patrono, desembargador José David Filho, foi elaborado material explicativo sobre a data, com foto e breve currículo do magistrado, encaminhado aos servidores da comarca. Crianças da Escola Municipal Adelmo Almeida fizeram visita guiada ao prédio do Judiciário. Elas conheceram um pouco suas dependências e receberam material produzido sobre o homenageado. As atividades foram coordenadas pela juíza diretora do fórum, Sabrina Salvadori Sandy Severino.

 

        Registro – O evento aconteceu no dia 13 no Salão do Júri. A juíza diretora do fórum local, Barbara Donadio Antunes Chinen, explicou aos presentes o significado do Dia do Patrono. Em seguida, o servidor Gilson Franco de Oliveira Canto falou sobre a atuação do patrono, Cyro Camargo da Fonseca, na comarca, em especial na área da Infância e da Juventude. Ao final, houve confraternização entre magistrados, promotores de Justiça e servidores. Participaram também da cerimônia os juízes Elton Isamu Chinen e Celso Alves Filho; os integrantes do Ministério Público Maria Fernanda de Lima Esteves, Igor Kozlowsky e Werner Dias de Magalhães e funcionários.

 

        Foro Regional de Penha de França – O patrono Danylo José Fernandes foi homenageado no último dia 25 por magistrados e servidores. A juíza diretora Cristina Aparecida Faceira Medina Mogioni fez discurso e citou homenagens feitas a ele e notas de pesar lançadas nas páginas do Diário Oficial do Estado, "cristalizando o sentimento de tristeza de seus pares e amigos e deixando, para a posteridade, a certeza de que por aqui passou um magistrado correto e trabalhador, filho e marido amantíssimo, que obteve a admiração de seus jurisdicionados, nas palavras do também magistrado e amigo Onei Raphael Pinheiro Oricchio (Diário Oficial de 15 de fevereiro de 1979)".

 

        Indaiatuba – No dia 27 foi a vez de Indaiatuba comemorar o Dia do Patrono, Germano Puccinelli. Estiveram presentes o neto do homenageado, João Antonio Puccinelli, que entregou à juíza diretora do fórum, Daniela Faria Romano, jornal e fotos com a finalidade de compartilhar algumas recordações da época em que viveu o patrono. Um exemplar original do jornal “Tribuna de Indaiá” e fotos cedidas pela família do patrono ficarão expostos no Salão do Júri da Comarca de Indaiatuba. Pucinelli foi promotor e procurador do município e advogou por cerca de 50 anos. Destaca-se sua atenção pelo menor de Indaiatuba – juntamente com seu filho Athayde Puccinelli, criou e fundou o Lar São Tarciso, hoje Instituto de Amparo ao Menor de Indaiatuba (Iami), que abriga e educa menores.  

 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / divulgação (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP