Memória

Destaque

Mário Hoeppner Dutra é homenageado no TJSP

        Emoção e reverência marcaram a homenagem ao desembargador Mário Hoeppner Dutra, realizada ontem (11) pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por meio do projeto Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante, cuja finalidade é dignificar e enobrecer desembargadores, juízes e servidores do Judiciário paulista, sob a coordenação do desembargador Ricardo Henry Marques Dip.

        O desembargador Eduardo Pereira Santos, orador em nome do TJSP,  destacou as virtudes do homenageado: “Caracterizava-se pela multiplicidade de atributos e variedade de atuação, sempre regidas por especial talento. Era decididamente um vencedor em qualquer empresa e foi um vencedor na vida. Mantinha posições éticas sólidas e senso estético apurado. Essas virtudes forjaram uma deliciosa figura de homem, cativante, atraente e carismático”.  Também falou sobre a vida particular de Mário Hoeppner Dutra, mencionando seus dramas familiares com a perda de entes queridos e sobre a atuação profissional, com ênfase em sua coragem e ética. “Do primeiro ao último instante, Mário foi de impecável coerência com suas convicções e seu apurado código moral. Não hesitou jamais.”

        O desembargador Artur Marques da Silva Filho, presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, falou sobre seu convívio com Hoeppner Dutra. “Dou este testemunho para destacar a inteligência e o tirocínio", disse, ao contar uma passagem marcante em sua vida, quando passava pelas provas de ingresso na Magistratura de São Paulo. 
        
Antonio Carlos Mourão Bonetti, vice-presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo falou em nome da entidade: “Mário Hoeppner Dutra, homem que deixou em sua biografia o voto unânime do respeito transitado em julgado”.

        O filho do homenageado, Carlos Roberto de Alckmin Dutra, que é procurador-chefe da Assembleia Legislativa de São Paulo, discursou em nome da família e parabenizou o TJSP pelo projeto Agenda 150 Anos e pelas homenagens a personalidades que marcaram o Estado. “Esses exemplos de vida nos revelam com mais clareza de onde viemos, o que nos permite saber melhor onde estamos, o que somos e, assim, descortinar onde pretendemos estar e o que almejamos ser”. Lembrou do pai, do talento que tinha para as mais diversas áreas – poesia, pintura, invenção, fotografia – e do convívio familiar.

        No encerramento, o desembargador Ricardo Mair Anafe, presidente da Seção de Direito Público do TJSP, que representou o presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini, agradeceu ao desembargador Eduardo Pereira Santos pelo discurso e a presença dos familiares de Hoeppner Dutra. “Os notáveis desembargadores homenageados neste projeto são lembrados não apenas por seus trabalhos desenvolvidos no Tribunal de Justiça, mas também por serem pessoas de saber lapidar, donos de atributos como coragem, dignidade, honradez, culto à intelectualidade e que demonstram a grandiosidade do Poder Judiciário paulista.”

        A cerimônia foi prestigiada pelo chefe de gabinete da Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos de São Paulo, Ricardo Sartori, representando o prefeito; pelo vice-presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Renzo Leonardi, representando o presidente; pelo presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, José Carlos Madia de Souza; pelos juízes assessores do Gabinete Civil Afonso de Barros Faro Júnior e Ricardo Felício Scaff,  pelo chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; desembargadores, juízes, advogados, servidores e convidados. Além do filho do homenageado, também estavam presentes os familiares Ivan Muniz Dutra (filho), Geórgia Assanuma Dutra (neta), Paulo de Araújo Barros Filho (sobrinho), Carla Hiroko Madeiro Assanuma Dutra (nora), Maria Regina Mello Afonso Dutra e João Rodrigues de Alckmin Júnior (cunhado).

 

        Mário Hoeppner Dutra – Natural de Santa Bárbara D’Oeste, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (turma de 1936). Foi fiscal de rendas do Estado, inspetor federal de ensino, assessor na 1ª Delegacia de Segurança Pública e advogado. Ingressou na Magistratura paulista em 1940. Foi juiz na 15ª Circunscrição, sede em São Carlos, e nas comarcas de Queluz, Casabranca e São Paulo.  Ascendeu ao Tribunal de Alçada e removeu-se ao Tribunal de Alçada Criminal. Foi seu vice-presidente, desistindo de concorrer à Presidência para assumir o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.  Aposentou-se, a pedido, em maio de 1979. Faleceu em 15 de junho de 1997.

 

        Veja as próximas homenagens da Agenda 150 Anos:

        Homenagem ao desembargador Humberto de Andrade Junqueira, a ser realizada pelo desembargador Benedito Silvério Ribeiro

        Data: 25/3, às 18 horas

        Local: Plenário do Tribunal do Júri do Palácio da Justiça, 2º andar

 

        Homenagem ao desembargador José Geraldo Barreto Fonseca, a ser realizada pelo desembargador Luiz Beethoven Giffoni Ferreira

        Data: 15/4, às 18 horas

        Local: Plenário do Tribunal do Júri do Palácio da Justiça, 2º andar

 

        Homenagem ao desembargador Geraldo Amaral Arruda, a ser realizada pelo desembargador Ricardo Henry Marques Dip

        Data: 29/4/15, às 18 horas

        Local: Plenário do Tribunal do Júri do Palácio da Justiça, 2º andar

        Mais fotos no Flickr.        

     

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP