Memória

Destaque

Fórum Criminal da Barra Funda comemora Dia do Patrono

        O Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães, mais conhecido como Fórum Criminal da Barra Funda, celebrou hoje (20), em solenidade, o dia de seu patrono, evento previsto pela Portaria nº 9.023/14, segundo a qual é comemorado o dia do nascimento da personalidade que nomeia cada uma das edificações do Poder Judiciário estadual. A iniciativa integra ainda o programa ‘Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante’.

        A cerimônia foi conduzida pela juíza diretora do fórum, Maria de Fátima dos Santos Gomes Muniz de Oliveira, que ressaltou algumas das qualidades que marcaram a carreira do homenageado e, em especial, seu vasto conhecimento jurídico que em muito contribuiu para o engrandecimento das magistraturas paulista e brasileira. “Mário Guimarães foi um exemplo de humildade que deve ser seguido por todos nós”, afirmou.

        A comemoração foi abrilhantada pela participação da banda da Guarda Civil do Município de Itapevi, que iniciou o encontro com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida brindou o público com canções de bandas como Roupa Nova e cantores como Roberto Carlos.

        Maria de Fátima Oliveira encerrou a solenidade e agradeceu a presença de integrantes da Magistratura, Ministério Público e advocacias pública e privada, servidores da Corte e público em geral no saguão do fórum.

 

        História Mário Guimarães nasceu na capital paulista em 20 de março de 1889. Formado na Faculdade de Direito de São Paulo em 1904, foi professor, promotor público, juiz de Direito, desembargador e presidente do Tribunal de Justiça em maio de 1944. Reeleito, permaneceu no cargo até outubro de 1950. No ano seguinte foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal, por decreto do então presidente Getúlio Vargas, de maio de 1951.  Aposentou-se em abril de 1956 e faleceu em 25 de setembro de 1976.

 

        Comunicação Social TJSP – RP (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP