Memória

Destaque

Desembargador Humberto de Andrade Junqueira é homenageado no TJSP

        O projeto Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante homenageou ontem (26) o desembargador Humberto de Andrade Junqueira, em cerimônia realizada no salão do júri do Palácio da Justiça. Sob a coordenação do desembargador Ricardo Henry Marques Dip, o objetivo do projeto é dignificar e enobrecer desembargadores, juízes e servidores do Judiciário paulista.

        Humberto de Andrade Junqueira nasceu em São Joaquim da Barra e se formou pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – turma de 1935. Em 1940 ingressou na Magistratura pela Comarca de Lins, passando por Ituverava e Batatais, até chegar à Comarca da Capital em 1955. Junqueira foi vice-presidente e presidente do Tribunal de Alçada Civil de São Paulo. Em 1967, assumiu o cargo de desembargador do TJSP. Foi corregedor-geral da Justiça (biênio 78/79) e vice-presidente do Tribunal (biênio 82/83). Aposentou-se em 1983 e faleceu em 2000.

        Familiares, amigos, magistrados e servidores prestigiaram o momento em que foi reverenciado o homem que abrilhantou a Magistratura com sua trajetória de 43 anos no Judiciário paulista e que deixou discípulos.

        O presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, representou o presidente do Tribunal, desembargador José Renato Nalini. Contou que conheceu o homenageado, amigo de seu pai desde a época de faculdade, e lembrou algumas passagens de reuniões familiares e de sua dificuldade em se aproximar do desembargador Humberto Junqueira, tamanho era o respeito e a reverência.

        Lúcio Velludo Junqueira falou sobre o pai e o destacou como um magistrado sensato. “Quando era estudante, vim ao Tribunal e, ao entrar no elevador, ouvi parte de uma conversa angustiada entre a ascensorista e outro funcionário. O colega a tranquilizava ao saber que o desembargador Humberto Junqueira analisaria seu caso”, disse.

        O desembargador Benedito Silvério Ribeiro também fez uso da palavra. Declarou que teve a oportunidade de ouvir conselhos de um verdadeiro pai quanto à forma de trabalhar e de servir aos jurisdicionados; sobre os estudos, honestidade e bom senso nas decisões.

        Também estiveram presentes ao evento os desembargadores Ricardo Mair Anafe (presidente da Seção de Direito Público) e Artur Marques da Silva Filho (presidente da Seção de Direito Privado); o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César; o secretário adjunto de Negócios Jurídicos do Município, José Marcos Cerqueira, representando o prefeito; os filhos do homenageado Antonio Olynto Velludo Junqueira e Monica Junqueira de Camargo; o genro Pedro de Camargo Neto; o neto Thomaz Junqueira de Camargo; e o sobrinho-neto Fabio Coimbra Junqueira.

Veja mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP