Memória

Destaque

‘Agenda 150 Anos’ homenageia desembargador Nereu Cesar de Moraes

        Familiares, amigos e colegas de Magistratura homenagearam ontem (16) o desembargador Nereu Cesar de Moraes, no Palácio da Justiça, em mais um evento da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante. O objetivo do projeto é resgatar o exemplo deixado pelos magistrados de outrora às atuais gerações.

        Nereu Cesar de Moraes nasceu em Itapetininga, em 1924. Formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1946. Ingressou no funcionalismo público no ano de 1943, como escriturário do Tribunal de Justiça, onde, 45 anos depois, seria presidente. Integrou o Ministério Público entre 1948 e 1967. Foi nomeado pelo critério do Quinto Constitucional para o cargo de juiz do Tribunal de Alçada em 1967 e promovido a desembargador em 1977. Assumiu a Presidência do TJSP no biênio 1988-1989. Aposentou-se em 1994 e faleceu em agosto de 2015.

        O presidente do Tribunal, desembargador José Renato Nalini, discursou em nome da Corte. Apresentou a biografia do homenageado e falou sobre o aprendizado que angariou por trabalhar ao seu lado, como juiz assessor. “Com certeza a pessoa mais culta com quem tive a ventura de conviver,” disse. “Conciliava erudição, habilidade, aptidão, competência e capacidade de trabalho com extrema polidez,” acrescentou.

        O ministro Sydney Sanches, presidente do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), revelou, pela primeira vez, como Nereu Cesar de Moraes desempenhou papel importante em sua nomeação para o Supremo Tribunal Federal (STF). “Hoje, de coração aberto, torno público esse agradecimento para demonstrar o que Nereu Cesar significou em minha vida.”

        O legado familiar e as origens em Itapetininga foram lembrados pelo ex-vice-presidente do TJSP e ex-corregedor-geral da Justiça paulista, desembargador Carlos Munhoz Soares. “A vinculação da vida de Nereu à Itapetininga é tão forte que nós, seus conterrâneos mais antigos, não podemos esquecê-la, sob pena de indesculpável omissão.”

        O presidente do TJSP eleito para o biênio 2016-2017, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, lembrou que, ao ingressar na Magistratura, conheceu a fama de grande orador referendada ao homenageado.     “Prestamos, aqui, tributo a um grande homem e magistrado, defensor das causas humanísticas e da Justiça.”

        Em nome da família, discursou a filha de Nereu, Amanda Guerra de Moraes Rego Sousa. Agradeceu a homenagem e lembrou a carreira do pai. “Sempre devoto da Justiça, sempre inflamado com a fé em seu perfeito desempenho, entendendo a judicatura como um magistério extraordinário,” afirmou.

        Prestigiaram o evento o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; o ex-vice-presidente do TJSP, desembargador Jarbas Coimbra Mazzoni; o ex-vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz coronel PM Fernando Pereira; o chefe de gabinete da Presidência e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; a viúva do homenageado, Armanda Maria Guerra de Moraes; as filhas Ana Cristina Guerra de Moraes Marcondes e Ana Lúcia Guerra de Moraes; os genros José Eduardo e Homero; os netos Maurício, Roberta, Pedro, Gabriela, Lívia, Valéria e Fábio; demais desembargadores, juízes, autoridades civis e militares, servidores, amigos e familiares.  

        Mais fotos no Flickr .

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP