Memória

Destaque

Escritor premiado nos quadros do TJSP

Servidor de Bauru é tema do Jus_Social.

        O servidor do Tribunal de Justiça de São Paulo Rafael Eduardo Gallo, da 1ª Vara de Execuções Criminais de Bauru, tem 35 anos e dois livros premiados de sua autoria. O escrevente e escritor é tema desta edição do Jus_Social.
        
Rafael é funcionário do TJSP desde abril de 2016. Ele chegou ao Tribunal Bandeirante com a bagagem de ser uma das jovens promessas da literatura nacional. 
        
Seu primeiro livro, “Réveillon e outros dias”, lançado em 2012, foi a obra vencedora do Prêmio Sesc de Literatura, que identifica e premia escritores inéditos; e finalista do Prêmio Jabuti, o mais importante do País, ambos na categoria Contos. Segundo ele, a obra é resultado de suas primeiras experimentações com a escrita, que começaram há alguns anos quando trocou sua área de atuação, da música para a literatura. “Passei a escrever dezenas de contos, como forma de treinamento”, afirmou. Sua tática para conseguir a publicação foi enviar os contos para concursos literários, o que resultou na seleção pelo Prêmio Sesc e a publicação do livro por uma grande editora – a obra traz dez histórias que retratam relações humanas e suas complexidades.

        Graduado em música e com mestrado em audiovisual, Rafael afirma que “desde criança gostava de atividades criativas”. De acordo com ele, a carreira na área musical chegou a tal ponto que decidiu mudar de profissão e ingressar no serviço público em busca de estabilidade financeira e profissional. Hoje em dia cuida de processos de sentenciados presos, atuando na movimentação de processos, fazendo ofícios e treinando novos escreventes.

        Seu primeiro romance foi lançado em 2015: “Rebentar”, livro vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura. A obra trata da história de uma mãe cujo filho desapareceu ainda criança. Depois de passar 30 anos devastada pela perda e esperançosa por reencontrar seu filho, a mulher toma a resolução de encerrar as buscas.

        Em seus textos Rafael explora os aspectos mais difíceis das relações humanas. “Meu interesse é escrever sobre como as pessoas se relacionam em situações-limite, aquelas circunstâncias que desafiam as regras da moral, do que é mais fácil”, afirmou. “Em ‘Rebentar’, por exemplo, o tema é a construção e reconstrução desse elo perdido.”

        Atualmente o autor constrói seu próximo romance nas horas vagas. Suas maiores inspirações são autores como Clarice Lispector, Machado de Assis, Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Julio Cortázar e, entre os modernos, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Maurício de Almeida e Inês Pedrosa. 
        
As histórias versam sobre situações-limite, mas “sem subversão gratuita” ou “cinismo e niilismo absolutos”, disse Rafael. “Quero alcançar uma ternura com as pessoas.”

         Projeto Jus_Social – Este texto faz parte do Projeto Jus_Social, implementado em março de 2011. Consiste na publicação no site do TJSP, sempre no primeiro dia de cada mês, de um texto diferente do padrão técnico-jurídico-institucional. São histórias de vida, habilidades, curiosidades, exemplos de experiências que pautam as notícias publicadas sobre aqueles que, de alguma forma, realizam atividades que se destacam entre servidores ou magistrados. Pode ser no esporte, em campanhas sociais, no trabalho diário, enfim qualquer atividade ou ação que os diferencie. Com isso, anônimos ganham vida e são apresentados. Com o Projeto Jus_Social, o Tribunal de Justiça de São Paulo ganhou o X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2012 (categoria Endomarketing).

        
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / Arquivo pessoal (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP