Memória

Destaque

Judiciário concede 'Medalha do Mérito Judiciário' a juiz Kalid Hussein Hassan

Homenagem póstuma a magistrado da Infância e Juventude.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo outorgou postumamente a "Medalha do Mérito Judiciário Ministro Manoel da Costa Manso" ao juiz Kalid Hussein Hassan, falecido em janeiro deste ano após brilhante carreira na Magistratura paulista. A solenidade aconteceu ontem (6) no gabinete da Presidência da Corte.

        De acordo com o assento regimental nº 420/13, que institui a medalha, o objetivo da comenda é galardoar as pessoas naturais, especificamente da área jurídica, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário do Estado de São Paulo, bem como ao Judiciário de forma geral.

        O juiz Paulo Roberto Fadigas Cesar, titular da Vara da Infância e da Juventude e diretor do Foro Regional da Penha, e amigo de longa data do homenageado, falou sobre o juiz Kalid Hussein. Fadigas rememorou que Kalid tinha dúvidas sobre se deveria inscrever-se para atuar na Vara da Infância e da Juventude do Foro Regional de Itaquera. Ele incentivou o amigo a seguir em frente e o resultado foi que Kalid tornou-se um grande magistrado da área, querido e respeitado por sua atuação firme em prol das crianças e adolescentes. “Onde quer que você esteja, receba um abraço do fundo do meu coração, e um muito obrigado”, finalizou o orador.

        O corregedor-geral da Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, falou em nome da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Estado de São Paulo (Cejai), entidade que preside. Kalid Hussein Hassan atuava como secretário da comissão e lá também deixou amigos e admiradores. “Foi um secretário muito firme e sério nas suas reponsabilidades”, afirmou o corregedor-geral. “Lutou arduamente pela adoção dessas crianças.”

        Kalid Hussein Hassan nasceu em 10 de maio de 1974 na cidade de São Paulo, filho de imigrantes libaneses. Bacharelou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), na turma de 1997. Ingressou na Magistratura no 171º Concurso, em 1999. “Comprometido com o trabalho, honrou o juramento que fez ao tornar-se juiz”, afirmou o corregedor.

        Pereira Calças emocionou os presentes ao ler a entrevista que Kalid fez durante o certame de ingresso na Magistratura. Em suas respostas, o futuro juiz fez questão de ressaltar os valores éticos e morais transmitidos por seus pais, rígidos e amorosos libaneses. “Além de competente e brilhante, firme e dedicado, tinha um amor muito grande pelas crianças que precisam de lares”, declarou o corregedor.

        Em nome da família se pronunciou Ibrahim Hussein Hassan, irmão do homenageado. Ele relembrou a personalidade firme e perseverante de Kalid e agradeceu o reconhecimento feito a seu irmão. “Sempre que possível lembrem dos bons momentos e dos ensinamentos que ele deixou.”

        O presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, falou em nome da Corte. Emocionado, relatou a perda para a Justiça de um magistrado com um futuro brilhante. “As pessoas vocacionadas assumem suas missões e se destacam, como aconteceu com o nosso Kalid”, afirmou. “Com tantos exemplos ruins que vemos nos noticiários, é uma alegria poder dar o devido reconhecimento a um profissional que nos orgulha, que é uma referência para todos nós. Temos muito orgulho do nosso juiz e amigo Kalid”, concluiu.

        Também participaram da homenagem o vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o decano da Corte, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Luiz Antonio de Godoy; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Henry Marques Dip; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Renato de Salles Abreu Filho; os desembargadores José Gaspar Gonzaga Franceschini, Henrique Nelson Calandra, José Geraldo de Jacobina Rabello, Luiz Beethoven Giffoni Ferreira e Ricardo José Negrão Nogueira; os juízes assessores da Corregedoria Airton Pinheiro de Castro, Gabriel Pires de Campos Sormani, Marco Fábio Morsello e Rodrigo Marzola Colombini; os juízes do Foro Regional de Itaquera Carlos Alexandre Böttcher (diretor), Alessandra Laskowski  e Maria Elisa Silva Gibin; os juízes da Infância e Juventude Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti e Mônica Gonzaga Arnoni; os promotores de Justiça Denise Myong Hyun Jung, Alexandre Coelho e Eduardo Dias de Souza Ferreira; o padre Rosalvino Moran Vinayo, da Igreja Nossa Senhora Aparecida – Dom Bosco; o outro irmão do homenageado, Salaheddin Hussein Hassan; o poeta Paulo Bomfim; servidores do Foro de Itaquera e do Cejai; familiares e amigos do juiz Kalid.

 

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / DG (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP