Memória

Destaque

Agenda 150 Anos homenageia desembargador Antonio Raphael Silva Salvador

Solenidade foi realizada no Palácio da Justiça.

 

        O desembargador Antonio Raphael Silva Salvador foi tema da mais recente edição da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante, realizada ontem (10) no Salão do Júri do Palácio da Justiça. Colegas de Magistratura, amigos e familiares reuniram-se para saudar e relembrar a brilhante carreira e vida exemplar do homenageado.  “Fui juiz, sou juiz e ter trabalhado nesta entrega de Justiça e de bondade me encanta, me anima e faz com que saiba que estou aqui ainda sendo útil”, declarou Antonio Raphael.

        O objetivo do projeto é relembrar as trajetórias de grandes figuras que passaram pela Corte Bandeirante, homens e mulheres com histórias de vida que motivam e ensinam as novas gerações. No início do evento foi exibido vídeo que trouxe a caminhada do homenageado pelo Ministério Público e Magistratura paulista.

        Orador em nome do TJSP, o desembargador Henrique Nelson Calandra ocupou a tribuna para ressaltar o porquê da justa homenagem. “Uma grande estrela reluzente que nos orienta nesta dura caminhada chamada vida”, resumiu ele, sobre o respeito que sente pelo colega. “Sempre fez do exercício do cargo de promotor uma tribuna de defesa da democracia”, disse o orador. “É alguém que escreve em nossos corações como deve ser o juiz e o promotor de Justiça”. Calandra destacou também a atuação do homenageado como professor, tendo formado diversos magistrados em cursos na Escola Paulista da Magistratura (EPM).

        O presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Oscild de Lima Júnior, falou em nome da entidade. “É uma honra para a Apamagis estar presente na homenagem de um dos ícones da associação”, afirmou. Dentre as diversas contribuições à Apamagis, Antonio Raphael foi vice-presidente no biênio 2008/2009, em chapa que teve Henrique Nelson Calandra como presidente. "O desembargador Antonio Raphael Silva Salvador é daqueles seres humanos que possuem o dom de distribuir bondade e, por isso, distribuir Justiça, missão precípua de um magistrado, se tornou algo extremamente natural", falou Oscild.

        Com a eloquência e carisma característicos, Antonio Raphael Silva Salvador, hoje com 90 anos, agradeceu emocionado o carinho dos presentes. “As palavras a mim dirigidas foram tão lindas, a homenagem de hoje tão grande, que cheguei a pensar que havia também hoje outro homenageado”, afirmou. “Grande não sou eu, mas é a Justiça de São Paulo que é grande, é sábia e vitoriosa, porque assim também são seus integrantes.”

        Apaixonado pelo Judiciário, Antonio Raphael contou que mesmo depois de aposentado ainda sonha “estar neste Tribunal, julgando na minha Câmara, feliz com o volume de trabalho que, no sonho, recebia na distribuição, procurando bem julgar”. “Como desembargador sempre procurei ser justo nos meus julgamentos e ser rápido e cuidadoso na solução de lides conturbadas entregues ao meu exame. Sabia que nos autos não havia apenas nomes, mas pessoas que sofriam nessa luta judicial do processo, e esperavam uma solução rápida e justa.” O magistrado também não deixou de agradecer o apoio da família, em especial sua esposa, Rosely Machado Silva Salvador.

        O presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, encerrou a “reunião singela dos amigos, familiares e admiradores do homenageado” com uma mensagem de respeito e gratidão. “Temos que reverenciar e nos inspirar naqueles que nos antecederam”, destacou. “Obrigado, Raphael, por tudo o que você fez e faz pelos amigos e pela Justiça de São Paulo. Temos grandes juízes no nosso País e em nosso Tribunal de Justiça e você com certeza é um deles”, concluiu.        

        Antonio Raphael Silva Salvador – Nasceu na cidade de Socorro (SP) em dezembro de 1926. Bacharelou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, turma de 1950. Iniciou a careira no Ministério Público na cidade de Pirassununga em 1954, como promotor público substituto. Nas duas décadas seguintes atuou em Taubaté, Promissão, Fernandópolis, Penápolis, Caçapava, Socorro, Franca, Santos e na Capital. Foi promovido ao cargo de Procurador de Justiça em 1978, pelo critério de merecimento.

        Chegou ao Tribunal de Justiça no ano de 1984, quando foi nomeado juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo pelo critério do Quinto Constitucional. Naquela Corte foi eleito vice-presidente para o biênio 1994/1995. Tornou-se desembargador em 1995 e se aposentou no final do ano seguinte. Atualmente Antonio Raphael Silva Salvador continua a trabalhar, participando de audiências nos Juizados Especiais de Santos.

        Também participaram da homenagem o vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo em exercício, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, desembargador Renato de Salles Abreu Filho; o presidente da Seção de Direito Privado em exercício, desembargador João Carlos Saletti; o presidente do TRE-SP e do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), desembargador Mário Devienne Ferraz; o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar, juiz Clovis Santinon, representando o presidente; o presidente da Magiscred, desembargador Heraldo de Oliveira Silva; o vice-presidente do TJSP no biênio 2014/2015, desembargador Eros Piceli; o presidente da Seção de Direito Privado no biênio 2014/2015, desembargador  Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direito Público no biênio 2014/2015, desembargador Ricardo Mair Anafe; o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM) no biênio 2014/2015, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha; o juiz assessor chefe do Gabinete Civil da Presidência, Fernando Figueiredo Bartoletti; o juiz assessor da Presidência da Seção de Direito Público Márcio Kammer de Lima, representando o presidente; o integrante da Comissão da “Agenda 150 Anos”, juiz Ricardo Felício Scaff; o integrante da Procuradoria de Justiça Criminal e coordenador da Assessoria Especial da Presidência da Associação Paulista do Ministério Público, procurador de Justiça Pedro de Jesus Juliotti, representando o presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sérgio Ricardo Moretti; o decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; os filhos do homenageado Rosellen e Raphael; o genro Rui; a nora Elisabete; as netas Isabel, Rebecca e Renata; e as bisnetas Maria, Júlia e Helena; desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, advogados, defensores públicos, militares, familiares e servidores da Justiça.

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP