Memória

Destaque

TJSP inaugura exposição “Do Papel à Era Digital”

Evento também marcou lançamento da TV corporativa do Tribunal.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou hoje (14) a exposição “Do Papel à Era Digital”, que apresenta a memória da Corte contada por processos históricos. O visitante conferirá 29 ações que envolvem fatos e/ou personalidades que nortearam os rumos do País. Entre eles, estão os autos sobre as revoluções de 1924 e 1932, casos da escravatura e as ações que discutiram os lamentáveis incêndios nos edifícios Joelma e Andraus.

        O evento também marcou o lançamento da TV Coorporativa do Tribunal – a TJSP-TV. Serão instaladas 100 telas em 51 fóruns em todas as dez regiões Administrativas Judiciárias (RAJs), que disponibilizarão conteúdo institucional e de interesse dos diversos públicos.

        Na abertura do evento, o presidente da Comissão Gestora de Arquivo, Memória e Gestão Documental do TJSP, desembargador Eutálio José Porto Oliveira, falou sobre o trabalho da Coordenadoria de Gestão Documental do TJSP, que fez a seleção dos processos. O setor tem uma área chamada “Reserva Técnica”, destinada à preservação e conservação de processos classificados como de importância histórica e valor permanente, que recebem um selo especial.

        “Temos quase 80 milhões de processos arquivados e a comissão faz a triagem daqueles que devem ser preservados, com o objetivo de resgatar nossa memória”, afirmou Eutálio Porto. O magistrado também fez menção à evolução da tecnologia no Judiciário. “Os processos eram manuscritos e a máquina de escrever foi uma revolução. Levou tempo para aceitarem sentenças datilografadas”, contou.

        O presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas, agradeceu a todos os envolvidos na realização da exposição. Também destacou a necessidade de preservação da história da Corte, que se mescla com a história do País. “A exposição demonstra a preocupação do Tribunal com o registro do passado, mas também que estamos evoluindo, atentos ao futuro e alinhados no presente, pensando no que podemos fazer para melhorar a vida das pessoas e cumprir nossa missão constitucional.”

        Sobre a TV Corporativa, Paulo Dimas explicou que o objetivo é otimizar o potencial de comunicação dos prédios do Judiciário paulista, pelos quais circulam, diariamente, milhares de pessoas. “Vamos utilizar mais esse canal para informar os serviços prestados pela instituição”, disse.

        Também prestigiaram a solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Luiz Antonio de Godoy; o ex-presidente da Seção de Direito Privado do TJSP e ex-diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha; o decano da Academia Paulista de Letras, Paulo Bomfim; juízes assessores, demais magistrados, servidores e jurisdicionados.

 

        Exposição

        Na mostra“Do Papel à Era Digital” o visitante terá um panorama da documentação processual, década a década, ao longo dos quase 150 anos de história do Tribunal. Alguns processos envolvem figuras célebres (Marquesa de Santos, Peixoto Gomide, Conde do Pinhal etc.) ou casos de grande repercussão: Lindomar Castilho (condenado pela morte da esposa Eliane de Grammont); Esquadrão da Morte; a apuração da morte de Vladimir Herzog e ação criminal contra o médico Roberto Farina, que fez a primeira cirurgia de mudança de sexo no Brasil.

        Os autos ficarão expostos, mas, como não podem ser manuseados (para preservação dos documentos), cada expositor terá um QR Code (código de barras em 2D). Basta o visitante utilizar um aplicativo de celular para leitura do código e terá acesso às fichas técnicas, com detalhes dos processos.

 

        Mais fotos no Flickr.

 

        “Do Papel à Era Digital”

        Visitação: Até 25/8, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30

        Excepcionalmente a exposição estará aberta à visitação nos dias 19 (sábado) e 20 (domingo), das 10 às 18 horas 

        Local: Palácio da Justiça – Salão dos Passos Perdidos (Praça da Sé, s/nº)

        Entrada franca.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / RL e KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP