Memória

Destaque

Exposição 'Do Papel à Era Digital' agora no site do Tribunal

Mostra exibe processos históricos do TJSP.

 

        A exposição “Do Papel à Era Digital: a memória institucional do Tribunal de Justiça contada por seus documentos históricos” termina nesta sexta-feira (25) sua bem-sucedida temporada em cartaz no Palácio da Justiça, sede da Corte. Depois dessa data os interessados ainda terão a oportunidade de conhecer a exposição virtualmente, pelo site www.tjsp.jus.br/exposicao. Todos os 29 processos exibidos na mostra estarão à disposição do internauta. Trata-se de ações emblemáticas do período em que aconteceram, casos de grande repercussão à época ou de personalidades históricas. Entre eles, o processo mais antigo sob a guarda do Arquivo do TJSP, o inventário da Marquesa de Santos e a apuração da morte de Vladimir Herzog. Desde a inauguração até a última segunda-feira (21), 436 pessoas visitaram a coleção.

        A Coordenadoria de Gestão Documental do TJSP foi a responsável pela seleção dos processos. O setor tem uma área chamada “Reserva Técnica”, destinada à preservação e conservação de autos classificados como de importância histórica e valor permanente, que recebem um selo especial.

        No site, na área de “Processos Históricos”, estão elencadas as ações e respectivas fichas técnicas para o visitante obter mais informações. Já na “Galeria” estão fotos dos processos físicos. Entre os interessantes casos em evidência na mostra está a ação criminal contra o médico Roberto Farina, que fez a primeira cirurgia de mudança de sexo no Brasil. Ele foi denunciado por lesão corporal dolosa e condenado em 1ª instância, mas absolvido pela 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Alçada Criminal.

        “Agora em plataforma online, a exposição demonstra a preocupação do Tribunal com o registro do passado, mas também com sua evolução institucional, melhorar a vida das pessoas e cumprir sua missão constitucional”, afirmou a coordenadora de Gestão Documental do TJSP, Angela Caniato.

        Aqueles que buscam mais informações para fins acadêmicos ou científicos podem procurar a Coordenadoria de Gestão Documental, no Complexo Judiciário do Ipiranga (Rua dos Sorocabanos, 680), de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. Mais informações no portal da unidade: http://www.tjsp.jus.br/PrimeiraInstancia/GestaoDocumental.         

        Jornada do Patrimônio – Nos dias 19 e 20 de agosto o Palácio da Justiça foi palco da “3ª Jornada do Patrimônio”, evento promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), e organizado pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). Neste ano o tema foi “Construindo Histórias”, que trata do diálogo do patrimônio histórico com o presente e o futuro da nossa cidade. Uma das atrações que os visitantes puderam prestigiar foi justamente a exposição “Do Papel à Era Digital”. Nos dois dias de atividade o Palácio recebeu mais de 500 pessoas.

 

        N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 23/8/17.

 

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP