Memória

Destaque

Cândido Rangel Dinamarco é homenageado na “Agenda 150 Anos”

Desembargador Malheiros foi orador pelo TJSP.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu ontem (27) mais uma edição da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante para homenagear o desembargador Cândido Rangel Dinamarco, que estava presente ao lado de familiares e amigos. Como resumiu na ocasião o presidente da Corte, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, o objetivo do projeto é “reverenciar pessoas do bem, aqueles grandes exemplos das gerações passadas”.

        O desembargador Antonio Carlos Malheiros, que discursou em nome do Tribunal, foi aluno de Dinamarco nos anos 70. “Extremamente simpático, tem uma didática sensacional”, disse sobre seu professor de Processo Civil. “Recebi meu diploma de suas mãos, nosso paraninfo, já meu querido amigo”, contou. Em seguida, falou sobre a trajetória profissional do homenageado:

        Cândido Rangel Dinamarco nasceu em maio de 1937, na cidade de Guaratinguetá (SP). É bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1960, e iniciou sua carreira como promotor de Justiça substituto em 1962. No Ministério Público chegou ao cargo de procurador de Justiça e em 1980 foi nomeado juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil, pelo critério do 5º Constitucional. Foi promovido a desembargador em 1983 e se aposentou em 1987. “Hoje, é um dos melhores advogados que conheço”, afirmou Malheiros. Dinamarco também é autor de mais de vinte obras – “sua maravilhosa produção científica foi bem acolhida pelos redatores do novo Código de Processo Civil”, destacou o orador. “80 anos não é nada para o nosso jovem professor dos anos 70. Que essa juventude se estenda por muitos anos ainda. Salve Cândido Rangel Dinamarco!”, finalizou Malheiros.

        O homenageado fez questão de agradecer ao TJSP e ao público presente pelo carinho. “Sou grato ao Tribunal pela experiência de vida que me proporcionou. Foram anos de criação, reflexão e tomada de posição”, declarou. “Agradeço também àqueles juízes que me incentivaram a ingressar no Tribunal, bem como aos juízes e desembargadores que conheci na Corte e se tornaram muito importantes na história da minha vida.”

        “Aqui no Tribunal sua passagem nunca foi esquecida, Dinamarco”, ressaltou o presidente Paulo Dimas ao fazer uso da palavra. “Nos deixou grandes lições estampadas em julgados memoráveis”, completou. O presidente também destacou que Dinamarco continua “com sonhos, ideais e objetivos, trabalhando pela paz social, por um País melhor e para que o bem venha a prevalecer”.

        Também prestigiaram a solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Luiz Antonio de Godoy; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Renato de Salles Abreu Filho; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, desembargador Wilson Fernandes; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Antonio Carlos Villen; o juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça  Marco Fábio Morsello, representando o corregedor-geral da Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; o defensor público assessor jurídico da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Daniel Guimarães Zveibil; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, José de Ávila Cruz; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Rezende Ribeiro; a esposa do homenageado Maria Laís da Silva Dinamarco; os filhos Fábio da Silva Dinamarco, Cândido da Silva Dinamarco e Pedro da Silva Dinamarco; as noras Márcia Alves Dinamarco, Viviane Dinamarco e Marina Cardoso Dinamarco; e os netos Maria Eugênia, Beatriz, Cândido Eduardo, Túlio, Bianca, Vitor e Bruna; demais desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, autoridades civis e militares, familiares, amigos e servidores da Justiça.

 

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP