Memória

Destaque

Foro Regional de Itaquera recebe exposição de desenhos de adolescente abrigado

Mostra é aberta ao público.

 

        O Foro Regional de Itaquera promoveu, nesta segunda-feira (3), a abertura da exposição “Talentos da Infância de Itaquera: os desenhos de Jackson Alexandre”. As artes são de autoria de Jackson Alexandre, 17 anos, atualmente abrigado no Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica) Vida Carrapicho. No mesmo espaço, o público também encontrará painéis elaborados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o “Marco Legal da Primeira Infância”, lei que estabelece princípios e diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas relacionados ao tema.

        “É importante cada um pensar no que pode fazer para contribuir com a melhoria da nossa realidade, inclusive da situação da infância, num engajamento coletivo. A partir de agora, pretendemos trazer outros talentos para apresentação no Fórum de Itaquera, dando voz a crianças e adolescentes abrigados”, afirmou o juiz diretor do fórum, Carlos Alexandre Böttcher. Segundo ele, a ideia é valorizar, oferecer espaço e dar visibilidade a causas envolvendo a infância e juventude.

        Para a juíza da Vara da Infância e da Juventude do Fórum de Itaquera, Alessandra Laskowski, o trabalho é incansável e mexe muito com as emoções no dia a dia. “A atuação em equipe nos possibilita mais que a atividade processual, nos dá a oportunidade de colaborar com a vida de crianças e adolescentes. O Jackson nos relembra que todos temos talentos: são presentes para nós e nosso para o mundo”, disse.

        Primeira magistrada a ter contato com os desenhos, a juíza Fabiana Marini teve a iniciativa de propor a mostra à diretoria do fórum e contou que a exposição é resultado de um conjunto de esforços entre profissionais do Saica e magistrados. “Quando descobrimos o talento do Jackson, pedimos os desenhos, falamos com os juízes Böttcher e Alessandra Laskowski e começamos a ajudar na organização da mostra, selecionando alguns trabalhos para colocar no painel exibido no corredor superior do fórum, local de muita visibilidade por onde passam diversas pessoas ao longo do dia”, afirmou.

        Com o sonho de se aperfeiçoar na arte do desenho, o adolescente Jackson Alexandre agradeceu a presença de todos e falou do processo criativo. “Para mim, é mais que uma folha. Às vezes, quando sinto algo, coloco no papel. É uma forma de registrar e me lembrar de sentimentos e de momentos marcantes da minha vida. Obrigado a todos que vieram até aqui e valorizam meu trabalho”, falou.

        A assistente social do TJSP Eliane Ferraz Coca ressaltou a importância da mostra. “O período de acolhimento torna tudo muito coletivo. Neste momento, temos a valorização individual, vemos destacada a habilidade, o talento descoberto de um jovem. É, também, uma forma dele mesmo se enxergar como indivíduo de valor”, falou.

        A diretora da 1ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), juíza Laura de Mattos Almeida, aproveitou a ocasião para realizar sua primeira visita no Fórum de Itaquera. Também estiveram presentes os magistrados Alessander Marcondes França Ramos, Ana Lúcia Schmidt Rizzon, Daniella Carla Russo Greco de Lemos, Edson Nakamatu, Evandro Takeshi Kato, Jurandir de Abreu Júnior, Luiz Renato Bariani Pérez e Rodrigo Pereira Angelim; os promotores de Justiça Elisa Vodopives Pfeil Gomes Pereira, Fernando Oliveira Castro e Fillipe Demetrio Lopes; a defensora pública Yasmin Oliveira Mercadante Pestana; a coordenadora do Saica Vida Carrapicho, Nilza Rocha; a assistente social Regina Oliveira; a madrinha afetiva do adolescente, Patrícia Artem; além de servidores e pessoas de diversas entidades envolvidas na causa da infância.

 

        Serviço:

        Exposição “Talentos da infância de Itaquera: os desenhos de Jackson Alexandre” e painéis do “Marco Legal da Primeira Infância”

        Local: Foro Regional VII - Itaquera (Av. Pires do Rio, 3915 - Itaquera)

        Data: Até 6 de março, das 12h30 às 19h

 

        Comunicação Social TJSP – SB (texto) / PS (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

 

        Siga o TJSP nas redes sociais:
        www.facebook.com/tjspoficial
        www.twitter.com/tjspoficial
        www.youtube.com/tjspoficial
        www.flickr.com/tjsp_oficial/albums
        www.instagram.com/tjspoficial


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP