Memória

Destaque

TJSP realiza primeira visita monitorada virtual ao Palácio da Justiça

Alunos de Santos participaram da visita guiada on-line.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu hoje (14), por meio da Diretoria de Relações Institucionais, a primeira visita monitorada virtual ao Palácio da Justiça, sede da Corte. O novo serviço visa a aproximação, mesmo durante o período de distanciamento social, do Judiciário paulista com a comunidade acadêmica, alunos das diversas instituições de ensino e os cidadãos. As visitas virtuais são realizadas mediante agendamento prévio, via plataforma Teams (saiba mais ao final do texto), e apresentam a história do Judiciário paulista, com tour pelo edifício histórico e interação entre apresentadores e visitantes.
Para iniciar, a equipe de visitas técnicas monitoradas do TJSP deu as boas-vindas à professora Cátia Mangueira e aos 51 alunos inscritos do Centro Universitário São Judas Tadeu (campus Unimonte), na cidade de Santos. Em seguida, os participantes assistiram a um vídeo com a história da imponente construção, desde o projeto da obra até os dias atuais.
Depois foi apresentado o Salão dos Passos Perdidos. Área de circulação central do Palácio, possui construção semelhante e com mesmo nome também nos Palácios da Justiça de Roma, Paris, Buenos Aires, Santiago e vários outros. Em seguida foi a vez do Salão do Júri, que funcionou por 61 anos como sala de julgamento e foi palco de júris que marcaram a sociedade, como o do Bandido da Luz Vermelha, de Chico Picadinho e do cantor Lindomar Castilho. Atualmente, o local recebe eventos importantes do TJSP, como posses de juízes de primeira e segunda instância e outros eventos relacionados ao Poder Judiciário.
O tour virtual prosseguiu no Espaço Cultural Poeta Paulo Bonfim. Inaugurado em 7 de julho de 2009, em comemoração aos 77 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, o espaço ocupa a antiga sala secreta do júri e conta parte da história do saudoso poeta. O espaço seguinte, a Sala José Adriano Marrey Júnior, recebeu este nome em homenagem ao renomado advogado criminalista e político que defendeu os direitos civis de mulheres e trabalhadores. A sala histórica abriga parte do acervo de obras do TJSP e conta ainda com uma exposição permanente de quadros e objetos históricos da Corte paulista.
Os dois últimos ambientes conhecidos pelos participantes foram a Sala dos Retratos e a Sala Ministro Manoel da Costa Manso. Enquanto no primeiro estão entronizados todos os presidentes que passaram pelo TJSP, o último ambiente visitado virtualmente abriga nos dias atuais o Órgão Especial da Corte. O ambiente, decorado com simbolismos ligados à justiça nas paredes e teto, é um dos mais belos de São Paulo.
No encerramento da visita monitorada virtual, os estudantes interagiram com perguntas e respostas dos guias do TJSP e receberam certificado virtual de participação.

 

Visita monitorada virtual ao Palácio da Justiça – Universidades, instituições e público em geral podem participar da visita monitorada virtual ao Palácio da Justiça, por meio de agendamento prévio com o Setor de Visitas Monitoradas, pelo e-mail visita@tjsp.jus.br ou pelo telefone (11) 3117-2615.
O acesso ao ambiente virtual da visita é liberado por meio de link, enviado por e-mail, após a efetivação do agendamento do evento e envio de lista dos participantes. 
O serviço está disponível de 2ª a 6ª feira em dois horários: das 10 às 10h45 ou das 15 às 15h45. Todas as visitas são realizadas gratuitamente e será emitido certificado.

 

  Comunicação Social TJSP – TM (texto) / Reprodução (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

  Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial  


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP