Memória

Destaque

Corte paulista celebra Dia Internacional da Mulher com visita virtual especial ao Palácio da Justiça

Homenagem às magistradas e servidoras do TJSP.

  Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, por meio da Diretoria de Relações Institucionais, edição especial da visita monitorada virtual ao Palácio da Justiça. O evento para magistradas e servidoras contou com a exibição de um vídeo inédito, que apresenta um resumo da história das mulheres no Judiciário nacional e integrantes do TJSP compartilham fatos e histórias de suas trajetórias na Corte paulista.
Cerca de 40 magistradas e convidados participaram da visita realizada pela manhã. Também prestigiaram o evento os integrantes do Conselho Superior da Magistratura: o presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o vice-presidente, desembargador Luis Soares de Mello; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Mair Anafe; e os presidentes de Seções, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (Criminal) e Dimas Rubens Fonseca (Privado).
O tour virtual especial começou com a exibição de vídeos preparados especialmente para marcar a data, dos quais participam a desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida; as juízas Deborah Ciocci, Elizabeth Kazuko Ashikawa e Joanna Terra Sampaio dos Santos; a secretária da Presidência, Cláudia Braccio Franco Martins; e as servidoras Rosangela de Jesus dos Santos Pinto e Silvia Regina Hanai. O objetivo é, na figura dessas sete mulheres, homenagear as mais de 22,6 mil profissionais que atuam no TJSP em todo o Estado.
O desembargador Guilherme Strenger parabenizou todas as magistradas e funcionárias da Corte paulista, que, segundo ele, “exprimem as lutas e conquistas alcançadas pela mulher no Poder Judiciário e em nossa sociedade”. O magistrado Dimas Rubens Fonseca destacou “a importância da mulher na vida de cada um de nós”, na figura de sua mãe, esposa e irmãs.
O corregedor-geral da Justiça homenageou sua mãe, falecida há quatro anos, e também todas as funcionárias e magistradas enquanto “profissionais espetaculares”. O vice-presidente falou do “protagonismo sempre muito marcante” das mulheres em todas as áreas da vida. “Hoje seria inimaginável pensar num concurso em que não pudesse ser admitido mulheres”, afirmou. “Elas vieram para mostrar sua lealdade, competência e dedicação”, completou. O presidente Pinheiro Franco ressaltou que conta com a presença de mulheres “ao mesmo tempo fortes e doces” em sua vida, “mulheres admiráveis que traduzem amor nos pequenos atos do dia a dia e que dão esperança de dias melhores”. O presidente prestou homenagem especial às mulheres afetadas pela pandemia: “vamos comemorar em oração por aquelas infectadas e pelas que choram a perda de entes queridos”.
No tour virtual, os participantes conheceram a história da edificação do Palácio da Justiça, desde o projeto da obra até os dias atuais. Também foram apresentados o Salão dos Passos Perdidos, o Salão do Júri, o Espaço Cultural Poeta Paulo Bonfim, a Sala José Adriano Marrey Júnior, a Sala dos Retratos e a Sala Ministro Manoel da Costa Manso.
“Fiquei muito feliz de ver o pessoal descrevendo com tanta precisão os detalhes do tribunal”, afirmou a desembargadora Maria de Lourdes Rachid. A desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva também parabenizou os envolvidos na realização da visita: “este formato abre a possibilidade para que muitas pessoas tenham acesso a este prédio, que é belíssimo”. O formato virtual das visitas democratiza o serviço durante o período de isolamento social decorrente da pandemia, mas será mantido mesmo após o retorno dos eventos presenciais.
À tarde, mais de 400 servidores de diversas comarcas do Estado participaram desta visita virtual especial. Os participantes interagiram intensamente, demonstrando sua emoção com a homenagem, como a assistente social judiciário Zolani de Almeida, da comarca de Atibaia. “Eu também, como a colega contou no vídeo, passava em frente ao tribunal e dizia que um dia trabalharia ali e aqui estou eu”, contou.

  Comunicação Social TJSP – DM (texto) / PS (reprodução e arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP