Memória

Destaque

Mais de 1,5 mil pessoas participam da 19ª Semana de Museus no Tribunal paulista

Visitas guiadas foram realizadas de forma telepresencial.

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, na sexta-feira (21), visitas monitoradas virtuais ao Palácio da Justiça e ao Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo para funcionários do TJSP e público em geral. A agenda encerrou a participação da Corte na 19ª Semana Nacional de Museus, que apresentou os prédios históricos do Judiciário paulista a mais de 1,5 mil visitantes, de mais de 20 instituições, durante os cinco dias de programação.
Além de servidores da Capital e do Interior, a equipe de Visitas Técnicas do Palácio da Justiça recebeu visitantes de outros estados, como Santa Catarina e Goiás, que aproveitaram a oportunidade de conhecer a riqueza de detalhes históricos e culturais da sede do Judiciário paulista. Como novidade foram realizadas três visitas virtuais acessíveis em Libras para mais de 100 adolescentes surdos, realizadas de terça a quinta-feira, que ficaram marcadas como as primeiras visitas virtuais ao Palácio da Justiça exibidas com recursos de acessibilidade.
O tour virtual ao Palácio da Justiça, apresentado por vídeo ao público, apresentou o Salão dos Passos Perdidos, área de circulação central do Palácio que dá acesso ao segundo ambiente apresentado aos visitantes – o Salão do Júri; o Espaço Cultural Poeta Paulo Bonfim, a Sala José Adriano Marrey Júnior, a Sala dos Retratos e a Sala Ministro Manoel da Costa Manso, que abriga o Órgão Especial do TJSP.
O Museu da Justiça encerrou sua participação da 19ª Semana com a participação do Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira (CAMPL), instituição voltada para adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica, criada em 1960 pelo juiz Marino da Costa Terra (in memorian). Os curiosos visitantes lotaram as salas virtuais da plataforma Teams – ao todo foram 227 visitantes da instituição -, e apreciaram cada detalhe da visita telepresencial ao Palacete Conde de Sarzedas, sede do Museu da Justiça. Participaram das visitas o juiz Carlos Alexandre Böttcher e o atual presidente da entidade, Israel Faoite Bittar.
A visita telepresencial apresentou a rica memória histórica do Tribunal bandeirante, em especial a Revolução Constitucionalista de 1932, por meio de objetos, documentos e história de personagens; e o Palacete Conde de Sarzedas, sede do Museu do TJSP. Construído originalmente no fim do século XIX, o Palacete passou por um processo de restauro entre os anos de 2003 e 2006 e foi reinaugurado como sede do Museu do TJSP em 2007. 

 

Comunicação Social TJSP – TM (texto) / AC, KS e PS (reprodução e arte)
        imprensatj@tjsp.jus.br

 

        Siga o TJSP nas redes sociais:

        www.facebook.com/tjspoficial
        
www.twitter.com/tjspoficial
        
www.youtube.com/tjspoficial

        www.flickr.com/tjsp_oficial

        www.instagram.com/tjspoficial   


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP