Memória

Destaque

Silvia Maria Facchina Esposito Martinez é homenageada antes da aposentadoria

Magistrada deixa a 10ª Câmara de Direito Privado.

 

A juíza substituta em 2º grau Silvia Maria Facchina Esposito Martinez participou, hoje (25), de sua última sessão de julgamento na 10ª Câmara de Direito Privado antes da aposentadoria, após 31 anos de Magistratura. “Agradeço a todas as pessoas que cruzaram meu caminho, foi um longo aprendizado e tentei assimilá-lo da melhor forma possível. Espero ter conseguido honrar a carreira. De agora em diante, vou torcer e esperar que o futuro seja promissor, com reconhecimento do Poder Judiciário pela grandeza que representa na missão de aplicar a Justiça”, disse a magistrada.
O vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Luis Soares de Mello, lembrou que despedidas geram tristezas e alegrias. “Os colegas deixam saudades, mas também marcam seu nome e sua história. É um momento de tristeza perdê-la, tanto para os amigos como para a instituição, mas também é hora de aproveitar uma vida mais tranquila com seus familiares. Conte sempre conosco, pois nunca deixará de ser um dos nossos - juiz é sempre juiz”, concluiu, fazendo menção à importância da atuação das mulheres na Magistratura.
Para o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, Silvia Maria Facchina Esposito Martinez se destacou pela qualidade do trabalho. “Foram 31 anos de esforço, dedicação e abnegação. É uma profissional que merece todos os elogios e aplausos, preocupada não apenas com quantidade e produtividade, mas também com a qualidade do trabalho. Como profissional, fico triste pela sua saída, mas pessoalmente torço por uma jornada belíssima ao lado de sua família e na realização de novas atividades”, desejou à colega.
O presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Dimas Rubens Fonseca, ressaltou o comprometimento da magistrada. “Acompanhei seu desenvolvimento e sua produtividade. É uma pessoa de qualidade e determinação, que fará falta ao Direito Privado. Determinou-se a colocar em dia o acervo que recebeu e conseguiu, saúdo-a pela disposição de fazer o que se propôs. A partir de agora terá uma vida mais descansada, que comece a aproveitar desde já”, afirmou.
O presidente da 10ª Câmara de Direito Privado, desembargador João Carlos Saletti, representando o presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, falou sobre a tristeza da separação, mas também da alegria pela nova caminhada. “Perde-se uma colega de temperamento tranquilo e que possuía preocupação permanente com o trabalho. Sua dedicação às causas e à Justiça é de todos conhecida. Dedicou-se a cada caso em particular, sempre procurando a melhor solução, segundo seu conhecimento e sentimento, dando sentido à sentença. Em nome de todos, expresso nosso respeito e carinho, com desejos de que experimente a felicidade de estar mais perto dos seus”, afirmou. Os outros colegas de Câmara também saudaram a homenageada: desembargadores José Araldo da Costa Telles, Elcio Trujillo, Cesar Ciampolini Neto e Luiz Antonio Coelho Mendes; juízes substitutos em 2º grau Jair de Souza, João Batista de Mello Paula Lima e Marcio Antonio Boscaro; e juiz Ronnie Herbert Barros Soares.
Em sua fala, Silvia Maria Facchina Espósito Martinez fez um discurso de agradecimento a todos. “Agradeço à minha família, especialmente aos meus pais, que me ensinaram o caminho da retidão, da honestidade e do caráter, com exemplos diários, bem como ao meu marido, companheiro de longa data, e as minhas filhas e netas pela compreensão em relação às inúmeras ausências durante as décadas de Magistratura. Agradeço a todos os funcionários e colegas da 24ª, 7ª e 10ª Câmaras, como também aos operadores do Direito”, discursou a juíza, que é filha do procurador de Justiça Oswaldo Espósito, atualmente com 104 anos, e avó das pequenas Pilar Martinez Ramos, Cecília Martinez Ramos e Dora Martinez Ramos.
Também compareceram à despedida os desembargadores Walter Piva Rodrigues, Galdino Toledo Júnior, Alexandre Alves Lazzarini, César Santos Peixoto, Alexandre Carvalho e Silva de Almeida, Rosangela Maria Telles, Monica Salles Penna Machado e Lidia Maria Andrade Conceição; os juízes substitutos em 2º grau Ely Amioka, José Aparicio Coelho Prado Neto, Maria Salete Corrêa Dias e Rogério Murillo Pereira Cimino; o procurador da Justiça José Luis Alicke; o marido da homenageada, Adauto Martinez Filho, e suas duas filhas, Ana Paula Espósito Martinez Negreiros e Márcia Espósito Martinez Negreiros; a advogada e colega de turma Regina Beatriz Tavares da Silva; amigos; servidores; e advogados.

 

  Trajetória – Silvia Maria Facchina Espósito Martinez nasceu em São Paulo, em 1955. Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, turma de 1980, atuou como advogada antes de ingressar na Magistratura, em março de 1990, sendo nomeada para a 8ª Circunscrição Judiciária, com sede na Comarca de Campinas. No mesmo ano, foi removida para a 3ª Circunscrição Judiciária, com sede na Comarca de Santo André. Também atuou nas comarcas de Socorro e Salto. Em 1994, foi promovida ao cargo de juíza auxiliar da Capital. Em 2006, promovida para a 2ª Vara da Família e das Sucessões do Foro Regional de Santana e, em 2013, removida para a 2ª Vara da Família e das Sucessões do Foro Regional de Pinheiros. Em abril de 2015 foi removida ao cargo de juíza substituta em 2º grau.

 

  Comunicação Social TJSP – SB (texto) / AC e KS (reprodução e arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

  Siga o TJSP nas redes sociais: 
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP