Memória

Destaque

Lançada visita telepresencial “Memória TJSP”

Tour apresenta história e acervo cultural do Judiciário paulista.

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, na manhã desta sexta-feira (24), o lançamento da visita telepresencial Memória TJSP. O evento foi aberto ao público, que pôde conferir pelo canal do Tribunal no YouTube um pouco da história e do acervo cultural do Judiciário paulista, percorrendo virtualmente ambientes do Palácio da Justiça, sede do Tribunal, e conhecendo mais do trabalho desenvolvido pelo Museu institucional, pelo setor de Arquivo e Gestão Documental e pela Biblioteca.
O evento é fruto da junção de esforços entre vários setores da Corte, com o objetivo de compartilhar com a sociedade o rico Patrimônio Cultural de natureza arquitetônica, arquivística, bibliográfica e museológica do Tribunal paulista. É um novo serviço de difusão da história e de acervos culturais, promovendo cidadania e fortalecendo valores de identidade, vínculo e pertencimento.
Apresentando a visita, a coordenadora do Museu do TJSP, desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, afirmou que o evento pretende valorizar a história, aproximar a sociedade do Judiciário e fomentar o engajamento de magistrados e servidores. “Estimula o trabalho cooperativo entre os espaços da Memória do Tribunal, garante a difusão e o acesso do cidadão ao Patrimônio Cultural produzido e custodiado pela Corte, bem como fomenta a educação patrimonial e a cidadania”, acrescentou.
O vice-presidente do TJSP e presidente da Comissão Gestora de Arquivo, Memória e Gestão Documental, desembargador Luis Soares de Mello, representando o presidente da Corte, declarou ser um entusiasta das lembranças que fazem história, especialmente no âmbito institucional. O magistrado ressaltou que, com memória, faz-se imortalidade, pois “deixam vivos os padrões e as referências de um passado que marcou e se transmite ao futuro, estabelecendo vínculos com gerações que vêm à frente, construindo o elo entre o que foi e aquilo que será”. “A estrada tem começo e meio, mas não tem fim, porque com a memória a vida sempre continuará”, disse.
Prestigiaram o lançamento o corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; a secretária Municipal de Justiça, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, representando o prefeito de São Paulo; o coordenador da Escola Judiciária Militar, Ulisses Nalone Defacio, representando o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; o coordenador do programa “Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal”, desembargador Mário Devienne Ferraz; os desembargadores Luiz Antonio Cardoso e Miguel Angelo Brandi Júnior; os integrantes da Comissão Gestora de Arquivo, Memória e Gestão Documental do TJSP: assessora da Presidência juíza Claudia Maria Chamorro Reberte Campaña e diretor do Foro Regional de Itaquera e integrante do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do CNJ, juiz Carlos Alexandre Böttcher; e os secretários Edivaldo Antonio Sartor (STI) e Fabio Makoto Tagliaferro (SPI); servidores e público em geral.

Confira o Portal da Memória TJSP.

Próximas visitas “Memória TJSP”
Nos próximos meses, a nova visita será oferecida nas Regiões Administrativas Judiciárias (RAJs). Em cada visita mensal, serão  convidados magistrados e servidores de uma RAJ distinta, que terão oportunidade de expor aos demais participantes um pouco da história e do Patrimônio Cultural da região. Veja o cronograma:

22/10/21 - Convidada 10ª RAJ - Sorocaba
26/11/21 - Convidada 9ª RAJ - São José dos Campos
25/03/22 - Convidada 8ª RAJ - São José do Rio Preto
29/04/22 - Convidada 7ª RAJ - Santos
27/05/22 - Convidada 6ª RAJ - Ribeirão Preto
24/06/22 - Convidada 5ª RAJ - Presidente Prudente
26/08/22 - Convidada 4ª RAJ - Campinas
30/09/22 - Convidada 3ª RAJ - Bauru
21/10/22 - Convidada 2ª RAJ - Araçatuba
25/11/22 - Convidada 1ª RAJ - Grande São Paulo

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / AC (reprodução e arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 

www.facebook.com/tjspoficial

www.twitter.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP