Memória

Destaque

10ª RAJ - Sorocaba recebe a visita telepresencial “Memória TJSP”

Evento cultural percorrerá todas as Regiões Administrativas.

  Magistrados e servidores participaram, hoje (22), da visita telepresencial “Memória TJSP” - desta vez em homenagem à 10ª Região Administrativa Judiciária (10ª RAJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo, com sede em Sorocaba. Lançada no mês passado, a visita “Memória TJSP”,  que agrega conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca, percorrerá virtualmente as 10 RAJs do estado com o objetivo de levar cultura e rememorar os acontecimentos que marcaram a história do TJSP.
O juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do Conselho Nacional de Justiça e membro da Comissão Gestora de Arquivo, Memória e Gestão Documental do TJSP, realizou a abertura do evento, representando o vice-presidente do TJSP e presidente da Comissão, desembargador Luis Soares de Mello. O magistrado destacou a importância do encontro, pois ao mesmo tempo que apresenta a história e o Patrimônio Cultural da sede do Tribunal paulista, compartilha importantes fatos sobre a história e bens culturais das RAJs homenageadas. “Este intercâmbio entre sede e comarcas é importante para que nós nos fortaleçamos como instituição, dando a cada um de nós, magistrados e servidores, este sentido de pertencimento”, afirmou.
A desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, coordenadora da 19ª Circunscrição Judiciária, prestigiou o evento. “A chegada deste projeto ao interior mostra a riqueza do maior tribunal da América Latina, que diz respeito a uma estrutura imensa que temos para preservar e contar”, congratulou. Em seguida, o público assistiu ao vídeo oficial da “Memória TJSP”, que mostrou parte do acervo cultural do Judiciário paulista, percorrendo virtualmente ambientes do Palácio da Justiça, sede do Tribunal.
O juiz diretor da 10ª Região Administrativa Judiciária, Hugo Leandro Maranzano, apresentou ao público a RAJ homenageada do mês. “Sorocaba é 10ª RAJ, sede da 19ª Circunscrição Judiciária, mas a região integra ao todo quatro circunscrições. Temos 27 comarcas, 35 cidades e 55 prédios; são 88 magistrados atuando na região, 1.981 funcionários e 1.171.879 processos. Estes números expressivos ressaltam o gigantismo do nosso Tribunal, algo absolutamente inegável. Por isso, será uma riqueza conhecermos a história do interior de São Paulo assim como conhecemos a da Capital”.
Depois foram apresentados dois depoimentos especiais. No primeiro, o desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira abordou a trajetória – vida e obra – do ministro Piza e Almeida, que dá nome ao fórum de Sorocaba. Em seguida, o professor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro falou sobre João de Camargo, nascido escravizado, liberto após a Lei Áurea e criador da Igreja do Bom Jesus do Bonfim das Águas Vermelhas, considerado um dos mais importantes personagens da história do município.
Para encerrar a visita, a desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani coordenadora do Museu do TJSP, comemorou a realização do evento. “Emocionei-me assistindo aos vídeos produzidos para este evento, portanto agradeço a cada um dos expositores e todos que se comprometem com a preservação e divulgação de nossa história”. O desembargador Antonio Rigolin, coordenador da 20ª Circunscrição Judiciária, também prestigiou o tour virtual e fez uma saudação final a todos. “É uma grande emoção fazer parte deste momento, pois me sinto parte dessa história e sinto orgulho de fazer parte dela. Muito gratificante ver, com saudades, muitos nomes de pessoas queridas em fotos e placas apresentadas nos vídeos. Expresso aqui minha imensa honra e gratidão por poder viver esse momento”, declarou o magistrado.
Participaram do evento os juízes Adriana Tayano Fanton Furukawa, Alexandre Dartanhan de Mello Guerra, Ana Crisitna Paz Neri Vignola, Andrea Leme Luchini, Andrea Ribeiro Borges, Camila Mota Giorgetti, Carla Carlini Catuzzo, Carlos Alberto Maluf, César Luís de Souza Pereira, Daiane Valiati Ballottin Ronsani, Daniela Bortoliero Ventrice, Douglas Augusto do Santos, Emerson Tadeu Pires de Camargo, Francisca Cristina Muller de Abreu Dall’Aglio, Glaucia Cyrillo Pereira, Graziela Gomes dos Santos Biazzim, Helio Villaca Furukawa, Heloísa Helena Franchi Nogueira Lucas, José Carlos Metroviche, José Elias Themer, Karla Peregrio Sotilo, Ligia Crisitna Berardi Possas, Luiz Fernando Angiolucci, Margarete Pellizari, Tamar Oliva de Souza Totaro e Tatiane Bataglin Vendramini; além de advogados, servidores e público geral.

  Próximas visitas "Memória TJSP"
Veja o cronograma de visitas, que ocorrerão sempre às 11 horas. As inscrições poderão ser feitas pelo agendamento virtual.

  26/11/21 - Convidada 9ª RAJ - São José dos Campos

25/03/22 - Convidada 8ª RAJ - São José do Rio Preto

29/04/22 - Convidada 7ª RAJ - Santos

27/05/22 - Convidada 6ª RAJ - Ribeirão Preto

24/06/22 - Convidada 5ª RAJ - Presidente Prudente

26/08/22 - Convidada 4ª RAJ - Campinas

30/09/22 - Convidada 3ª RAJ - Bauru

21/10/22 - Convidada 2ª RAJ - Araçatuba

25/11/22 - Convidada 1ª RAJ - Grande São Paulo

  Comunicação Social TJSP – TM (texto) / AC e PS (reprodução e arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

  Siga o TJSP nas redes sociais: 
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP