Memória

Destaque

Foro Regional de Itaquera reabre Memorial Young da Costa Manso

Núcleo museológico preserva objetos históricos da Justiça.

    O Foro Regional de Itaquera promoveu, hoje (13), a reabertura do Memorial Young da Costa Manso, núcleo do Museu do Tribunal de Justiça coordenado pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho. Criado em homenagem ao patrono do foro, o núcleo museológico foi reorganizado e conta com acervo pessoal do desembargador Young da Costa Manso (1915-1994), composto por fotos, honrarias e toga, dentre outras peças. O diretor do Foro Regional de Itaquera e integrante da Comissão de Gestão da Memória do Tribunal de Justiça de São Paulo, juiz Carlos Alexandre Böttcher, oficiou a retomada das visitações.
    O memorial foi inaugurado há exatos sete anos. Na remontagem, foram incluídos vitrine para exposição da toga, quadro com o Colar e Diploma do Mérito Judiciário, chapeleira e dois cubos expositivos, um
dos quais com livros sobre a história  do Tribunal de Justiça e o outro com máquina de escrever antiga. Nos expositores, foram incluídas reproduções de três documentos extraídos do prontuário do desembargador: requerimento de inscrição  no concurso da Magistratura, telegrama com informação do início do exercício do cargo de juiz substituto e carta de aposentadoria, além de placa de homenagem.
    Interessados em conhecer mais sobre o personagem histórico da Justiça paulista podem se dirigir ao Foro Regional VII (Itaquera) – Fórum Desembargador Young da Costa Manso, localizado na Avenida Pires do Rio, 3.915 – Jardim Norma – São Paulo. Telefone: (11) 2051-8680.

    Young da Costa Manso - natural de Casa Branca (SP), nasceu em abril de 1915. Ingressou na Magistratura em 1940, nomeado juiz substituto em Ribeirão Preto. Também trabalhou em São José do Barreiro (1940) e Jundiaí (1946). Em 1956 foi removido a juiz substituto de segunda instância e, cinco anos depois, promovido para o Tribunal de Alçada Civil. Em 1969, chegou ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Foi eleito vice-presidente do TJSP, para o biênio 1977-1979, e presidente por duas vezes, nos biênios 1979-1980 e 1980-1981. Aposentou-se em outubro de 1983 e faleceu em 25 de agosto de 1994.

    Comunicação Social TJSP – GA (texto) / Divulgação (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP