Memória

Destaque

Conhecer o passado é construir o futuro: TJSP comemora Dia da Memória do Poder Judiciário

Confira atualizações no Portal da Memória.

 

    A Justiça brasileira comemora, hoje (10), o Dia da Memória do Poder Judiciário, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no ano passado, com o objetivo de fortalecer os esforços de preservação deste importante aspecto da história da nação. A data escolhida é a mesma da criação, em 1808, da Casa da Suplicação do Brasil, que representa a independência judiciária do Brasil em relação a Portugal.

    O Tribunal de Justiça de São Paulo está na vanguarda das ações de manutenção e resgate do patrimônio histórico, cultural e intelectual, com iniciativas atuantes da Comissão de Gestão da Memória. Criado no ano passado, o Portal da Memória – Tribunal de Justiça de São Paulo conta com informações, links e materiais relevantes para a preservação e consulta da história de quase 150 anos do TJSP. 

    O portal, que reúne conteúdo sobre o Museu do TJSP, o projeto Agenda 150 Anos, o Palácio da Justiça e muitos outros, segue em constante atualização. Agora o visitante também pode conferir a página “Centenário da Biblioteca Dr. Saldanha”, localizada no Palácio da Justiça; a inclusão de fotos e informações sobre a Comarca de Santos na seção Prédios históricos do Judiciário paulista; o acréscimo da história de dez novas comarcas no mapa das RAJs (Assis, Barretos, Botucatu, Itu, Jundiaí, Lins, Registro, São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté); a inserção de material no Memorial Young da Costa Manso, localizado na área Regionalização e Memoriais; e a adição do link “Palácio da Justiça, Patrimônio histórico e a Semana de Arte Moderna de 1922” na Seção II - Bens Museológicos e Arquitetônicos, em Repositório de Memória do TJSP. Confira!

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / MK (arte)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial    
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP