Memória

Destaque

Tribunal inaugura retrato do desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças na Galeria de Ex-Presidentes

Magistrado liderou TJSP no biênio 2018/2019.

 

    A histórica gestão do desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças à frente do Tribunal de Justiça de São Paulo foi celebrada, nesta sexta-feira (20), na cerimônia de inauguração de seu retrato na Galeria de Ex-Presidentes. O magistrado, que judicou por 44 anos, entre 1976 e 2020, presidiu o TJSP no biênio 2018/2019. Em razão da pandemia o ato de descerramento da foto não pôde ser realizado em 2020.
    “Esse momento solene é uma grande honra para o Tribunal de Justiça”, afirmou o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, ao iniciar o evento realizado na Sala dos Retratos, local que reúne imagens de todos aqueles que presidiram a Corte, começando por Tristão de Alencar Araripe (1874). Entre os feitos do homenageado, o presidente destacou os esforços em prol das câmaras e varas empresariais. “Trouxeram ao universo jurídico uma segurança muito grande”, afirmou o magistrado. “Deixaram São Paulo em uma situação absolutamente diferenciada em relação ao resto do País. É um marco inigualável”, frisou.

    O desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, presidente do TJSP no biênio 2020/2021, foi o orador em nome do Tribunal. “É a justa homenagem àquele cuja trajetória judicante e de gestor, iluminada das luzes de uma inteligência privilegiada, sempre se pautou pelo amor ao trabalho, firmeza de atitudes e dedicação integral à Instituição”, afirmou. “É um símbolo a representar sentimentos, os mais puros, que ficarão inscritos para além dos tempos, como exemplo de dedicação de uma vida para o bem comum e para a paz social.”

    Emocionado, o desembargador Pereira Calças proferiu discurso repleto de gratidão a todas as pessoas e instituições que o apoiaram no desempenho de suas responsabilidades na Magistratura, “à qual dediquei-me diuturnamente, com acendrado amor, respeito e profunda devoção”.

    “Senhoras e senhores, como disse em minha despedida do cargo de desembargador e, agora, repito: ninguém faz nada sozinho. A jornada é longa e árdua. É preciso muito trabalho, cooperação, persistência, vocação, dedicação, muito estudo e amor, respeito mútuo, prudência, fortaleza e temperança, para se buscar atingir o ideal de justiça”, concluiu o homenageado. 
    Prestigiaram a solenidade o ministro do Superior Tribunal de Justiça Paulo Dias de Moura Ribeiro, representando o STJ; o ministro do TST Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, conselheiro do CNJ; integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça), Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado), Wanderley José Federighi (presidente da Seção de Direito Público), e Francisco José Galvão Bruno (presidente da Seção de Direito Criminal); o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz Orlando Eduardo Geraldi; o presidente do TJSP no biênio 2016/2017, desembargador Paulo Dimas Debellis Mascaretti; o presidente da Federação Latino Americana de Magistrados e vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Walter Rocha Barone, representando a presidente da Apamagis; o presidente da Associação dos Funcionários Públicos de São Paulo, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o chefe da Seção de Operações do Comando Militar do Sudeste, coronel Alexandre Amorim de Andrade, representando o comandante; o representante do secretário de estado da Segurança Pública, Youssef Abou Chahin; o desembargador federal Thompson Flores, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região; o presidente da Comissão Especial da Advocacia Empresarial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Armando Luiz Rovai, representando a presidente da OAB SP; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, Renato de Melo Jorge Silveira; o vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Eduardo Foz Mange, representando o presidente; o desembargador Ney Wiedemann Neto, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul; o chefe da Assessoria Policial Militar do TSP, coronel PM Sidney Mendes de Souza; o delegado de Polícia chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fábio Augusto Pinto, representando o delegado-geral; o vereador de São Paulo Arnaldo Faria de Sá; a esposa do homenageado, Maria Amélia Junqueira de Andrade Pereira Calças; magistrados, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, civis, militares e servidores da Justiça.

     Mais fotos no Flickr.

    Comunicação Social TJSP – GA (texto) / KS e PS (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    
www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial    
    
www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP