Memória

Destaque

Uma Toga para Duas Cortes: TRE-SP e TJSP

Último dia da exposição no Palácio da Justiça.

 

    Inaugurada em 9 de junho no Palácio da Justiça, sede da Corte paulista, a exposição Uma Toga para Duas Cortes: TRE-SP e TJSP chega a seu último dia hoje (6), na sede do Tribunal de Justiça de São Paulo. Em breve, uma nova temporada será iniciada nas dependências do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). No último mês, todos que passaram pelo Salão dos Passos Perdidos, espaço icônico do Palácio, puderam conferir um pouco mais sobre a proximidade entre os dois tribunais, conhecer os 11 desembargadores que foram presidentes das duas Cortes (veja no box da matéria), saber da relação do poeta Paulo Bomfim com as duas instituições e ver a linha do tempo das urnas de votação (desde a produzida com lona até a eletrônica), entre outras curiosidades.

    Durante todo o tempo, também ficou exposta uma toga completa utilizada pelos magistrados; a máquina de datilografia utilizada pelo ministro Mário Guimarães, um dos desembargadores que presidiram ambas as Cortes; peças que pertenceram ao presidente Tácito Morbach de Góes Nobre; além de dois colares do mérito, sendo um do TRE e outro do TJSP, ambos outorgados a Paulo Bomfim em 2010 e 2012, respectivamente. Os objetos integram os acervos dos dois tribunais envolvidos na exposição.

    A mostra é parte das comemorações pelos 90 anos da Justiça Eleitoral do Brasil, um dos grandes legados do Movimento Constitucionalista, organizada pelo Museu do TJSP, em parceria com o Centro de Memória Eleitoral (Cemel). A abertura da exposição contou com a presença dos presidentes do TRE-SP, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, e do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, e integrantes do conselho.

    Confira quem são os desembargadores que ocuparam a Presidência das duas Cortes, em ordem cronológica:

    1935 - Affonso José de Carvalho

    1939-1940 - Arthur Cesar da Silva Whitaker

    1944-1947 - Mário Guimarães

    1949-1951 - Alcides de Almeida Ferrari

    1962-1963 - Joaquim de Sylos Cintra

    1966-1967 - Raphael de Barros Monteiro

    1970-1971 - Cantidiano Garcia de Almeida

    1972-1973 - Tácito Morbach de Góes Nobre

    1978-1979 - Acácio Rebouças

    1982-1983 - Francisco Thomaz de Carvalho Filho

    1999 e 2000-2001 - Márcio Martins Bonilha

 

    N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 6/7/22.

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS e PS (Fotos) / MK (layout)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:

    www.facebook.com/tjspoficial

    www.twitter.com/tjspoficial

    www.youtube.com/tjspoficial

    www.flickr.com/tjsp_oficial

    www.instagram.com/tjspoficial

    www.linkedin.com/company/tjesp

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP