Memória

Destaque

4ª RAJ – Campinas recebe visita telepresencial “Memória TJSP”

Evento cultural percorre as regiões administrativas do TJSP.

    A 4ª Região Administrativa Judiciária (4ª RAJ), com sede em Campinas, foi o tema da visita telepresencial “Memória TJSP”, ocorrida na manhã desta sexta-feira (26), que contou com a presença de cerca de 100 pessoas. O tour virtual agrega conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca e percorre virtualmente as 10 RAJs do estado, compartilhando cultura e história com magistrados, servidores e público em geral.
    O projeto idealizado pela Comissão de Gestão da Memória do TJSP é um convite gratuito a magistrados, servidores e ao público em geral para conhecerem um pouco mais sobre o vasto patrimônio histórico e cultural da Corte bandeirante, em um tour virtual monitorado com cerca de uma hora de duração.
    A abertura do evento foi promovida pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), do Conselho Nacional de Justiça, e membro da Comissão de Gestão da Memória do TJSP, presidida pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho. Ao fazer uso da palavra o magistrado agradeceu a presença de todos.
    Na sequência, o desembargador Renato Delbianco, vice-presidente da Comissão de Gestão da Memória, conduziu os trabalhos. “Esse tipo de evento é imprescindível para conhecermos o TJSP com mais profundidade. O tour visa preservar a memoria, assim como valorizar o Poder Judiciário”, afirmou, lembrando, na sequência, que a Corte paulista venceu três categorias do Prêmio Memória do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Esse tour envolve o intercâmbio de conhecimento e a difusão da memoria e do patrimônio cultural da sede do TJSP e das comarcas, fortalecendo a sensação de pertencimento de magistrados e servidores”, completou.
    O juiz diretor da 4ª RAJ, Wagner Roby Gidaro, disse que a RAJ é composta por 11 circunscrições, 252 juízes, 5.360 mil servidores e 128 prédios. Ele apresentou informações sobre as 61 comarcas que compõem a 4ª RAJ, passou pela história de Campinas e do Judiciário na cidade.
    Em seguida, o diretor do fórum de Campinas, juiz Luiz Antonio Alves Torrano, contou um pouco o surgimento de Campinas e do Judiciário na cidade. “Hoje a Comarca de Campinas está classificada como entrância final, mas no passado já foi 4ª entrância”, comentou, explicando as mudanças ao longo do tempo e os planos futuros. “A Comarca de Campinas busca equiparar-se com a pujança socioeconômica do Município de Campinas,”, finalizou.
    Na sequência, foi exibido vídeo produzido pelo juiz aposentado Jamil Miguel. O magistrado lembrou-se de sua primeira visita à Sala do Júri local, citou nomes marcantes do Judiciário em Campinas, dividindo com o público histórias do passado. “Os nossos magistrados e a nossa Magistratura nunca deixaram de responder com dignidade. A toga representa e sempre representará os ideais de justiça e liberdade”, concluiu.
    O coordenador da 8ª Circunscrição Judiciária – Campinas, desembargador Alexandre Carvalho e Silva de Almeida, afirmou ser um “privilégio acompanhar a apresentação”. “É a primeira vez que participo de algo parecido. Soube de informações que, eu mesmo que sou daqui, não sabia. Passamos a conhecer muitas curiosidades de fóruns antigos e atuais. Quero parabenizá-los por esse trabalho muito importante e rico para todos nós”, completou.
    Logo após, fizeram uso da palavra os juízes Carla dos Santos Fullin, Paulo Sérgio Mangerona (juiz diretor da 7ª RAJ – Santos) e Danilo Pinheiro Spessotto, diretor do Fórum de São João da Boa Vista. Todos parabenizaram o evento, disseram que foi uma excelente ocasião para conhecer um pouco mais sobre Campinas, bem como citaram a importância do resgate da memória e o encontro entre todos.
    Também participaram da visita os juízes  Paulo Gimenes Alonso (diretor da 5ª RAJ – Presidente Prudente), Fernando Leonardi Campanella (diretor do fórum de Amparo), Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva (diretor do fórum de Piracicaba), Armando Pereira da Silva Junior, Euzy Lopes Feijó Liberatti e Vanêssa Christie Enande.

    Programação das próximas visitas
    Com o objetivo de divulgar conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca, o tour virtual percorre as 10 RAJs do Estado, levando cultura e história a magistrados, servidores e público em geral. O evento já percorreu a 10ª RAJ – Sorocaba, a 9ª RAJ – São José dos Campos, a 8ª RAJ - São José do Rio Preto, a 7ª RAJ- Santos, a 6ª RAJ – Ribeirão Preto e a 5ª RAJ – Presidente Prudente. As inscrições poderão ser feitas pelo agendamento virtual.  Confira o cronograma das próximas edições da visita telepresencial "Memória TJSP", que acontecerão sempre às 11 horas:

    30/09/22 - Convidada 3ª RAJ (Bauru)

    21/10/22 - Convidada 2ª RAJ (Araçatuba)

    25/11/22 - Convidada 1ª RAJ (Grande São Paulo)

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS (arte e reprodução)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial    
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP