Memória

Destaque

3ª RAJ – Bauru recebe visita telepresencial “Memória TJSP”

Evento cultural percorre as regiões administrativas do TJSP.

     A 3ª Região Administrativa Judiciária (3ª RAJ), com sede em Bauru, foi o tema da visita telepresencial “Memória TJSP”, ocorrida na manhã desta sexta-feira (30), que contou com a presença de cerca de 130 pessoas, entre magistrados e servidores. O tour virtual agrega conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca e percorre virtualmente as 10 RAJs do estado, compartilhando cultura e história com magistrados, servidores e público em geral.
    O projeto idealizado pela Comissão de Gestão da Memória do TJSP é um convite gratuito a magistrados, servidores e ao público em geral para conhecerem um pouco mais sobre o vasto patrimônio histórico e cultural da Corte bandeirante, em um tour virtual monitorado com cerca de uma hora de duração.
    A abertura do evento foi promovida pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), do Conselho Nacional de Justiça, e membro da Comissão de Gestão da Memória do TJSP, presidida pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho. Ao fazer uso da palavra o magistrado agradeceu a presença de todos.
    Na sequência, o desembargador Renato Delbianco, vice-presidente da Comissão de Gestão da Memória, conduziu os trabalhos. “Um povo que desconhece sua história desconhece a si mesmo”, afirmou. “Visamos o intercâmbio do conhecimento e difusão da memória e do patrimônio cultural da sede do Tribunal de Justiça de São Paulo com suas comarcas, o fortalecimento do sentimento de pertencimento de juízes e servidores da instituição e o acesso do cidadão aos bens culturais do TJSP e suas comarcas”, completou.
    Após o tour virtual, o juiz diretor da 3ª RAJ, Gilmar Ferraz Garmes, apresentou informações sobre a cidade de Bauru e um vídeo contendo uma seleção de fatos históricos sobre a região, produzido por servidores do Departamento de Administração da 3ª RAJ (Daraj 3). “Não tenho dúvida da importância deste evento, pois preservar a memória histórica do TJSP, além de conservar o conhecimento, nos ajudará a lembrar de onde viemos, por que estamos aqui e a planejar adequadamente o nosso futuro”, afirmou.
    O desembargador Luiz Antonio Cardoso congratulou a todos do Poder Judiciário da 3ª RAJ pelo trabalho exibido: “Vemos o TJSP tomando a frente e incentivando a todos nós a apresentarmos a história que temos em nossa região e isso emociona”. O diretor da 4ª RAJ (Campinas), juiz Wagner Roby Gidaro, parabenizou a todos pela “emocionante apresentação, com muitas informações interessantes”.
    Logo após, fizeram uso da palavra o diretor do Fórum da Comarca de Bauru, juiz João Augusto Garcia, e o juiz Davi Marcio Prado Silva (1ª Vara das Execuções Criminais). Ambos parabenizaram o evento e falaram da honra de terem participado.

    Programação das próximas visitas
    Com o objetivo de divulgar conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca, o tour virtual percorre as 10 RAJs do Estado, levando cultura e história a magistrados, servidores e público em geral. O evento já percorreu a 10ª RAJ – Sorocaba, a 9ª RAJ – São José dos Campos, a 8ª RAJ - São José do Rio Preto, a 7ª RAJ- Santos, a 6ª RAJ – Ribeirão Preto, a 5ª RAJ – Presidente Prudente e a 4ª RAJ - Campinas. As inscrições poderão ser feitas pelo agendamento virtual. Confira o cronograma das próximas edições da visita telepresencial "Memória TJSP", que acontecerão sempre às 11 horas:

    21/10/22 - Convidada 2ª RAJ (Araçatuba)

    25/11/22 - Convidada 1ª RAJ (Grande São Paulo)

 

    Comunicação Social TJSP – DM (texto) / KS (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    
www.twitter.com/tjspoficial
    
www.youtube.com/tjspoficial
    
www.flickr.com/tjsp_oficial
    
www.instagram.com/tjspoficial
    
www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP