Novos juízes visitam Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Magistrados conheceram estrutura e atuação do TRE-SP.
Os juízes substitutos aprovados no 190º Concurso de Ingresso estiveram ontem (12) na sede do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e conheceram a estrutura e a atuação da instituição. As atividades fizeram parte do Curso de Formação Inicial promovido pela EPM e foram conduzidas pelos integrantes da cúpula do TRE-SP e pelo desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, coordenador-geral do curso e presidente do TRE-SP no biênio 2022/2023.
A abertura foi realizada pelo presidente do TRE-SP e diretor da Escola Judicial Eleitoral Paulista (EJEP), desembargador Silmar Fernandes. Ele agradeceu a presença de todos e destacou a importância de receber os novos juízes no plenário do Tribunal. O presidente fez um breve relato pessoal do início na magistratura e ressaltou que os novos juízes têm o privilégio de ter aulas na EPM. Ele explicou a composição do TRE-SP e observou que os magistrados integrantes da instituição possuem experiência na Justiça Eleitoral. “A carreira no TRE é de oito anos e permite passar por todas as etapas, desde segundo desembargador suplente, primeiro suplente, vice-presidente, que acumula o cargo de corregedor, até chegar à presidência”, concluiu.
O desembargador Paulo Galizia enfatizou a honra de voltar ao pleno do Tribunal na condição de coordenador do curso. Ele salientou que é uma oportunidade única para os novos juízes conhecerem o local onde foram realizadas sessões históricas e entenderem atuação do TRE, além de destacar a importância do contato com a Justiça Eleitoral no início da judicatura. “Essa é uma casa da democracia e da cidadania. Os senhores sempre poderão recorrer ao Tribunal Eleitoral quando precisarem de suporte nos respectivos trabalhos nas zonas eleitorais”, afirmou.
Na sequência, os novos juízes participaram de exposições dialogadas a respeito da Corregedoria Regional Eleitoral, com a participação do vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral de São Paulo, desembargador José Antonio Encinas Manfré; da juíza Maria Helena Steffen Toniolo Bueno, assessora da Corregedoria do TRE-SP e conselheira da EJEP; e do secretário da Corregedoria do TRE-SP, André Luiz Pavim.
Por fim, foi apresentada a atuação da Presidência do TRE-SP, com exposições do presidente Silmar Fernandes, da juíza Fernanda Mendes Simões Colombini, assessora da Presidência do TRE-SP e diretora executiva da EJEP; e do diretor-geral do TRE-SP e conselheiro da EJEP, Claucio Cristiano Abreu Corrêa.
Também
estiveram presentes o desembargador aposentado Roque Antonio Mesquita de
Oliveira e a juíza Denise Indig Pinheiro, integrante da coordenação do curso.
RL (texto e fotos)